Experts revelam quanto tempo realmente demora para a tinta secar. Descubra! -

Experts revelam quanto tempo realmente demora para a tinta secar. Descubra!

Quanto tempo demora para a tinta secar. Crédito: Blue Bird

Quer você seja um pintor ávido ou um guru do método ‘faça você mesmo’, saber quanto tempo leva para a tinta secar é fundamental para um resultado final favorável.

Às vezes, a tinta parecerá seca antes de realmente estar. Por quê? Isso geralmente acontece porque a camada final aplicada na parede secou, ​​mas as camadas por baixo não. Presumir que a tinta tenha secado antes que todas as camadas realmente tenham secado pode levar a alguns problemas.

Quanto tempo demora para a tinta secar. Crédito: Blue Bird
Quanto tempo demora para a tinta secar. Crédito: Blue Bird

Uma maneira de evitar totalmente esse problema é saber o tempo de secagem do tipo específico de tinta que você está usando. A seguir, os especialistas compartilham suas principais dicas para discernir quando a tinta está seca e quando precisa de um pouco mais de tempo.

Quanto tempo leva para a tinta secar?

A tinta é complexa e a química dentro dela faz com que os tempos de secagem variem desde quase imediatamente para literalmente nunca, de acordo com Cory Summerhays, presidente da Unforgettable Coatings, nos Estados Unidos. “Dito isso, as tintas típicas de consumo para a casa de alguém, enquanto secam em uma temperatura confortável, podem ser tocadas em uma hora.”

Veja também:

Claro, há uma diferença entre a tinta estar seca e a tinta estar seca o suficiente para aplicar outra camada. “‘Secar’ e ‘Curar’ são as partes a serem entendidas”, explica ele. “‘Seco’ tem graus diferentes como qualquer coisa.” O tempo que leva para sua tinta secar o suficiente para aplicar outra camada será mais curto do que o tempo que leva para a tinta ficar realmente seca ao toque, o que Summerhays diz ser algo que acontece em nível molecular (cura). Esse processo pode variar, mas se você tem filhos ou animais de estimação que terão mais dificuldade em manter as mãos longe das paredes recém-pintadas até que a tinta esteja curada, Summerhays diz que provavelmente você deve esperar por cerca de 72 horas.

Que tipo de tinta seca mais rápido?

Como diferentes tipos de tintas têm diferentes tempos de secagem, você pode esperar mais tempo para que algumas do que outras. Em geral, as tintas à base de acrílico podem secar em quatro a seis horas, de acordo com Michelle Lee, chefe técnica da Curator, nos Estados Unidos; as tintas à base de água, por outro lado, podem levar de seis a oito horas. “Um espaço pode ser apreciado enquanto a tinta está curando, mas nenhuma limpeza pesada é recomendada antes que a tinta esteja totalmente curada”, disse Lee.

Por que algumas tintas demoram mais para secar do que outras?

É tudo uma questão de ciência. “Diferentes tipos de tinta secam em taxas diferentes dependendo da química interna”, explica Lee. “As tintas acrílicas e látex secam em taxas semelhantes, enquanto há uma diferença notável nos tempos de secagem das tintas à base de óleo e água.” Existem até algumas tintas à base de solvente que podem levar até 24 horas. “Os alquidos à base de água, látex e tintas acrílicas têm um tempo de secagem muito mais rápido devido ao conteúdo extremamente baixo de VOC [compostos orgânicos voláteis].

Que outros fatores podem afetar o tempo de secagem de uma tinta?

Fatores externos também podem prolongar o tempo de secagem da tinta. “Há também outras variáveis ​​a serem lembradas, como condições de secagem, umidade e temperatura”, diz Lee. “Considere o seu espaço e avalie a ventilação, os níveis de umidade e a temperatura do espaço em que você vai pintar.”

Veja também:

Se você estiver usando tintas à base de água, por exemplo, a ventilação de ar ajudará a melhorar as condições de secagem, pois auxilia na evaporação da água do revestimento. Se você estiver pintando em condições frias ou onde houver níveis mais altos de umidade, o tempo de secagem aumentará. “Da mesma forma, as altas temperaturas podem fazer com que a água evapore do revestimento e da tinta, secando muito rápido”, disse Lee. “Isso pode levar a problemas de aplicação (manchas, marcas de rolo e assim por diante). Se você estiver em condições muito quentes, é recomendável adicionar até cinco por cento de água para ajudar na aplicação.”

Como pintar como um profissional?

Se você quer um acabamento profissional, Lee diz que paciência é o segredo. “Ignorar os tempos de secagem e cura sugeridos pela tinta pode fazer com que a tinta falhe e leve a problemas, como bolhas, rachaduras ou descascamento”, disse Lee. “No entanto, saber o tipo de tinta que você está usando, os respectivos tempos antes de reaplicar e o tempo de cura ajudará muito na compreensão de como obter os melhores resultados ao pintar um espaço.”

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow