Exposição gratuita valoriza peças em cerâmica de 130 artesãs do Vale do Jequitinhonha -

Exposição gratuita valoriza peças em cerâmica de 130 artesãs do Vale do Jequitinhonha

Exposição gratuita mostra peças de 130 artesãs do Vale do Jequitinhonha. Foto: Divulgação/Sebrae Minas

Será aberta hoje, dia 16 de dezembro (quinta-feira), a exposição “Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar”, que reúne peças em cerâmica de 130 artesãs mineiras do Vale do Jequitinhonha.

A iniciativa faz parte das ações do Sebrae Minas para divulgar a ‘marca território’, lançada em outubro deste ano, com o propósito de valorizar a origem e a identidade da região. As peças ficarão expostas até o dia 6 de março de 2022, das 10h às 16h, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Centro do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita.

Exposição gratuita mostra peças de 130 artesãs do Vale do Jequitinhonha. Foto: Divulgação/Sebrae Minas
Exposição gratuita mostra peças de 130 artesãs do Vale do Jequitinhonha. Foto: Divulgação/Sebrae Minas

“O CRAB é hoje uma das mais importantes vitrines do artesanato brasileiro. Ter uma exposição exclusiva com peças produzidas no Vale do Jequitinhonha é um reconhecimento da qualidade, diversidade e riqueza do artesanato da região. É também uma homenagem às artesãs que têm transformado a realidade do território”, justifica o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães.

Veja também:

Entre os produtos que estarão na ocupação, destaque para as tradicionais bonecas em cerâmica. Nas vitrines do CRAB também haverá peças decorativas e utilitários domésticos feitos por artesãs das comunidades de Coqueiro Campo, Campo Alegre (distritos de Turmalina), Cachoeira do Fanado (distrito de Minas Novas) e Santana do Araçuaí (distrito de Ponto dos Volantes).

Veja também:

A exposição “Pelas águas do Jequitinhonha me deixei levar” tem a curadoria de Ricardo Gomes Lima, professor e pesquisador do Centro Nacional de Cultura Popular (IPHAN / MinC – até 2011). As peças expostas também serão comercializadas na loja do CRAB. A ação promovida pelo Sebrae Minas tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato (IDENE).

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow