Fechamento da varanda com vidro: solução garante melhor aproveitamento do espaço. Saiba detalhes! -

Fechamento da varanda com vidro: solução garante melhor aproveitamento do espaço. Saiba detalhes!

Você já reparou que as varandas dos apartamentos ganharam novo status na obra? Com espaço mais amplo e possibilidade de integração com o restante da área social, os espaços externos ganharam novas funções que vão de área gourmet, sala de estar e até home office.

Além da metragem mais generosa, outro item possibilitou a valorização das varandas dos apartamentos: a possibilidade de fechar com vidro. “Tal solução possibilita a proteção do ambiente contra as intempéries, sem perder a vista”, defende Andrea Oliveira, diretora da Silvestre Vidros e especialista no fechamento da varanda, empresa de vidraçaria e serralheria de alumínio.

Veja também:

Dentre os benefícios garantidos pelo fechamento da sacada está a segurança, privacidade e conforto acústico e térmico, quando escolhido um vidro com película de proteção UV. Mas afinal, como funciona o fechamento de varanda? “É feito com lâminas de vidro cortadas sob medida, que correm em um trilho que possibilita a abertura e fechamento total ou parcial”, explica Andrea.

Permissões necessárias

Projeto assinado pela designer de interiores Patrícia Pasquini, com fechamento de varanda. Imagens: Divulgação/Silvestre Vidros.

Alguns cuidados são necessários antes de contratar uma empresa especializada. É necessário consultar, por exemplo, as normas do condomínio para ver as regras do prédio a respeito desse tipo de intervenção, que só deve ser feita após um arquiteto ou engenheiro fazer a avaliação estrutural do espaço, para saber se a laje aguenta o peso extra.

Esse ponto é pré-requisito básico antes da instalação dos vidros na fachada, para evitar a sobrecarga estrutural que pode representar um dano permanente no edifício. Por isso, para a execução do serviço, é preciso apresentar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT) do profissional responsável por ele.

Veja também:

Outra dica de Andrea, que vive o dia a dia das obras junto aos clientes, é ficar atento à garantia da construtora, que tem validade de cinco anos. “Quando o apartamento ainda está no período de garantia, indicamos que a intervenção seja documentada formalmente para que não se perca o direito a garantia”, reforça.

Independente do modelo de fechamento escolhido, o vidro já é pré-determinado, sendo indicado o laminado ou temperado com película, conforme a norma NBR 16259. O vidro também precisa apresentar a película ante estilhaços para segurança de quem mora no apartamento ou entorno.

Um dos sistemas mais utilizados no momento é o europeu, que permite a abertura total do vão, e pode ser utilizado a qualquer formato de varanda. As lâminas de vidro ficam alinhadas em um único trilho por um pivô central. E giram em 90 graus, podendo ser recolhidas em um dos cantos. “É importante buscar uma empresa especializada para garantir a vedação completa, pois a má execução pode trazer inúmeros problemas, como dificuldade de movimentar o vidro, e até mesmo não bloquear a entrada da chuva, trazendo problemas para os moradores”, finaliza.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebookou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow