Festas de fim de ano: dicas de iluminação perfeita para sala de jantar e varanda gourmet -

Festas de fim de ano: dicas de iluminação perfeita para sala de jantar e varanda gourmet

Lustre de cristal rouba a cena em sala de jantar da arquiteta Luciana Ballio | Foto de Emerson Rodrigues

É muito bom ver a família reunida para apreciar uma refeição gostosa ou então curtir os eventos de final e início de ano. Melhor ainda, quando a decoração dos espaços gourmet – como salas de jantar, barzinhos e varandas têm uma decoração perfeita para tornar os momentos ainda mais especiais.

Aproveitando o tema das festividades de fim de ano, trazemos dicas de iluminação para esses ambientes ficarem ainda mais convidativos. Confira!

Lustre de cristal rouba a cena em sala de jantar da arquiteta Luciana Ballio | Foto de Emerson Rodrigues
Lustre de cristal rouba a cena em sala de jantar da arquiteta Luciana Ballio | Foto de Emerson Rodrigues
Sala de Jantar

As salas de jantar normalmente são amplas e integradas a outros ambientes. Dessa forma, ter uma variação entre as peças embutidas e sobrepostas é a melhor opção. No caso das luminárias embutidas, os plafons que possuem iluminação de foco são as apostas para a luz geral do ambiente. Já para as peças sobrepostas, a sugestão é pelo uso de pendentes ou lustres acima da mesa.

Na primeira foto, a varanda gourmet apresenta pendentes em diversas alturas acima da mesa para criar um efeito divertido. Na segunda a imagem, alguns quitutes são servidos de forma simpática, ao lado de um pendente delicado | Projeto de Pati Cillo e fotos de Emerson Rodrigues
Veja também:

No caso dos lustres, que geralmente são mais imponentes, geralmente é incluída apenas uma peça de destaque. Já com os pendentes, é possível arriscar com a criação de diferentes composições, ao alternar modelos e suas respectivas alturas, para trazer uma atmosfera mais descontraída. A temperatura de cor recomendada é sempre o branco quente (2700k a 3000K) para trazer aconchego e bem estar aos convidados.

Projeto de sala de jantar integrada com a sala de estar. Os dois pendentes de led acima da mesa atraem os olhares | Projeto de Oliva Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues | Divulgação Yamamura

Também é preciso verificar a proporção recomendada da peça em relação à mesa de jantar. Apesar de não ser uma regra, é indicada uma proporção de um para dois, ou seja, no caso de uma mesa de 2 m de largura, a peça sugerida deve ter, no máximo, 1 m. Para o comprimento, as dimensões são variáveis, principalmente quando há composições de vários produtos. No caso da altura, é recomendado que a base das peças fique de 70 cm a 90 cm de distância da mesa.

Sala de jantar e barzinho em projeto de André Viana | Fotos de Emerson Rodrigues
Áreas Gourmet

Tanto para varandas quanto terraços, a recomendação é por lâmpadas de temperatura branco quente (De 2700K a 3000K). Vale apostar em pendentes decorativos em cima das mesas de jantar ou cordões de luzes decorativos. Para bancadas de churrasco ou de preparação dos alimentos, a luz de temperatura branco neutro pode ser uma boa pedida (4000K) para auxiliar nas atividades. Arandelas e plafons também são bem-vindos nesses locais.

Veja também:
Varanda gourmet em projeto da designer Eliana Franco com pendente acima da mesa, parede verde e vista da cidade | Fotos de Emerson Rodrigues | Divulgação Yamamura

Para os espaços cobertos há mais opções de luminárias, pois não necessitam de peças com um grau tão elevado de proteção. Já os locais a céu aberto estão sujeitos à ação de intempéries, exigindo cuidados. O mais recomendado nesses casos é que se busque por produtos com Índice de Proteção IP65 (resistente à poeira e aos respingos d’água), IP66 (que suporta jatos d’água) ou IP67 (que resiste à imersão temporária de uma luminária).

Observação importante: nas varandas cobertas, quando as luminárias se encontram muito próximas de áreas suscetíveis às ações de chuva e sol, também convém procurar por produtos de iluminação com o grau mínimo IP65.

Área da churrasqueira com pendente em projeto da designer Eliana Franco | Foto de Emerson Rodrigues | Divulgação Yamamura

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br


Veja também:

+ Marília Gabriela fala sobre morar em Portugal
+ Filha do cantor Leonardo exibe bumbum gigante ao posar de biquíni em praia do Ceará
+ Veja as 10 scooters mais vendidas no Brasil
+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021
+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias
+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano



arrow