Fibra natural: 5 dicas para escolher o melhor tapete de juta ou sisal -

Fibra natural: 5 dicas para escolher o melhor tapete de juta ou sisal

Juta e sisal, como escolher o melhor tapete. Foto: Vlada Karpovich

Se você estiver comprando uma decoração ecológica, considere adicionar um tapete estiloso feito de fibras naturais. Ou seja, tapetes compostos de juta e sisal.

A primeira – a fibra mais macia entre as duas – é derivada das plantas com flores Corchorus e muitas vezes transformada em estopa. Sisal, o nome de outra espécie de planta com flores, produz um tecido mais áspero usado para fazer corda. Quando tecidos em tapetes, juta e sisal criam revestimentos resistentes e duráveis ​​que se encaixam bem em praticamente qualquer tipo de casa, quer seu gosto estético seja mais moderno ou rústico.

+ Economize! 5 coisas em que os decoradores nunca gastam dinheiro

+ Tapetes na casa inteira: saiba qual peça é a mais apropriada para cada cômodo

+ Sala de estar ecológica: veja como projetar um ambiente mais ‘green’ na sua casa

Juta e sisal, como escolher o melhor tapete. Foto: Vlada Karpovich
Juta e sisal, como escolher o melhor tapete. Foto: Vlada Karpovich

Ao comprar tapetes de juta e sisal, é fundamental lembrar as características únicas que separam esses materiais dos tecidos sintéticos e uns dos outros.

De cores marrons naturais e fibras tingidas a texturas ásperas, estampas exclusivas e tramas diferentes, você pode priorizar diferentes aspectos de ambos os tipos de tapete para encontrar a peça de destaque certa para o seu espaço.

Fotos: RugsUSA

Portanto, para ajudá-lo a encontrar as melhores peças de juta e sisal, alguns designers de interiores e especialistas em decoração contam exatamente o que você deve considerar. À seguir, encontre as recomendações de especialistas para ajudar em sua pesquisa:

1. Juta ou Sisal?

Ao escolher entre juta ou sisal, é importante considerar onde você planeja colocar o tapete em sua casa. “Minha regra é sisal para áreas de alto tráfego e juta para áreas descalças”, diz Maria Juvakka, especialista em decoração e fundadora da Chic Pursuit, nos Estados Unidos.

Foto: Brittany Purlee

Você está procurando um tapete para colocar na sua porta da frente ou em um corredor? Juvakka sugere sisal, que é durável e mais resistente. Mas se você estiver mais interessado em uma peça de destaque para colocar sob uma mesa de escritório ou mesa de centro, ela diz que a juta mais macia é a melhor escolha.

2. Tamanho

Você também precisa considerar o tamanho do tapete e se planeja colocá-lo em camadas com outros – algo que você deve considerar ao trabalhar com esses materiais. Como a juta e o sisal são fibras naturais que não são fáceis de limpar, colocar diferentes tapetes por cima pode ajudar a manter a limpeza.

Imagem: Divulgação

“Adoro usar um grande tapete de juta ou sisal para ancorar um espaço e, em seguida, revesti-lo com opções sintéticas”, diz Jessica Davis, designer de interiores e diretora da JL Design, nos Estados Unidos. “Eu tendo a escolher o sisal, já que eles geralmente têm uma trama mais justa e plana.”, acrescenta Davis.

3. Textura

As fibras naturais dos tapetes de juta e sisal podem ser ásperas em seus pés descalços, explica Ash Read, o fundador da Living Cozy, nos Estados Unidos, então provavelmente você desejará encontrar tapetes com outros tecidos.

Foto: Reprodução/ Pinterest

Read recomenda comprar algo que tenha juta misturada com chenille para uma textura mais macia, em vez de comprar juta pura ou sisal. Além disso, a designer de interiores Courtney Sempliner também sugere prestar atenção à trama. Uma trama mais robusta e maior, ela explica, será mais macia e confortável de andar.

4. Cor e Padrão

Muitos tapetes de juta e sisal não são tingidos, o que significa que eles vêm em diferentes tons de marrom e castanho, explica Andra DelMonico da Trendey, nos Estados Unidos. Mas e se esses tons ou designs não combinarem com a decoração da sua casa?

Imagens: Reprodução/Pinterest

Boas notícias: você ainda pode encontrar opções mais dinâmicas com cores, formas e padrões. Você apenas precisa saber onde procurar. Portanto, fibras tingidas podem adicionar toques de cor e diferentes tramas criam padrões de textura únicos. Mas, as opções tradicionais também podem apresentar motivos interessantes. 

5. Qualidade

Por fim, escolher a opção mais barata normalmente não é a maneira mais inteligente de fazer compras quando se trata desses tipos de tapetes, diz DelMonico. “A juta barata e de baixa qualidade será uma decepção. Pois, não passa por um processo tão extenso de preparação da planta e não terá uma construção de tapete durável”, explica ela.

Transforme qualquer espaço da sua casa com tapetes baratos e estilosos
Imagem: Divulgação

“Isso faz com que o tapete se desfaça ou solte um grande número de fibras. A juta é produzida em pequenas fazendas na Índia”, diz DelMonico, “então, tecida à mão e finalizada com uma borda de teia protetora.”

Quer ver mais notícias de tapetes? Então, confira outras matérias nossas:

+ Poltrona requintada com tapete vermelho de 5 metros está à venda por R$ 75 mil

+ Tapete no quarto ajuda a melhorar a qualidade do sono. Veja dicas de experts!

+ Tapete estampado: dicas de expert para usar a peça com estilo e sofisticação






arrow