Guia fácil para cuidar das plantas no outono e no inverno -

Guia fácil para cuidar das plantas no outono e no inverno

Cuidados das plantas no outono e inverno. Fotos: Pexels

Quem gosta de plantas sonha em manter a área verde da casa, sejam vasos estrategicamente posicionados ou jardins de inverno, verticais ou tradicionais, sempre vistosos e saudáveis. Mas, garantir plantas bonitas ao longo de todo o ano, passando bem por todas as estações, requer paciência e uma dose de dedicação.

No outono, as plantas entram em um processo de resguardo das energias para o inverno, quando hibernam para que possam florescer e frutificar na primavera. E a oscilação das temperaturas e da umidade do ar nessas estações exige atenção redobrada com as áreas verdes.

Cuidados das plantas no outono e inverno. Fotos: Pexels
Cuidados das plantas no outono e inverno. Fotos: Pexels

Para orientar os amantes do verde, elencamos algumas dicas práticas que vão ajudar a manter as plantas saudáveis e vistosas neste período.

Veja também:

“É importante observar o ambiente da casa que vai abrigar as plantas. Com a mudança da incidência do sol, ambientes em que antes não havia luz direta podem ter o sol batendo em algumas horas do dia”, explica Sérgio Bandeira, diretor comercial da C&C. “Com isso, pode ser necessário mudar de lugar vasos com espécies que, apesar de gostarem de boa luminosidade, são pouco tolerantes ao banho de sol”, destaca.

O outono brasileiro é um período seco, com noites frias e dias mais quentes.

Assim, os jardins e vasos precisam passar por um preparo global, envolvendo preparo do solo, poda, plantios e enxertos, para que a primavera traga de volta as cores e os aromas das plantas. É a hora de trocar ou complementar a terra, e de adubar o substrato. Essa ação também é importante para eliminar pragas, ervas daninhas e plantas mortas, por exemplo.

Não há segredo: nos vasos, verifique se o espaço atual está adequado para a planta. Seja nos vasos ou nos jardins externos, revolva a terra com cuidado e, se necessário, faça o transplante das plantas para um vaso maior.

Veja também:

Apesar de a maioria das plantas não gostar do solo encharcado, elas também sentem a baixa umidade do ar e da terra. A dica aqui é: nem de mais, nem de menos. Verifique os níveis de água e nunca deixe o vaso ou jardim seco demais ou úmido demais. Também vale lançar mão de um borrifador para aplicar, gentilmente, gotículas de água nas folhas das plantas. Isso as ajudará a respirar melhor, mantendo o aspecto saudável e vistoso.

E atenção às pragas: formigas, lagartas e alguns fungos adoram plantas enfraquecidas. Avalie a possibilidade de controle natural dessas pragas, evitando herbicidas industriais, sempre que possível. Aproveite para remover os galhos e folhas secos, malformados e doentes.

Outra dica de ouro é recolher os vasos de áreas abertas para algum lugar protegido do vento e do frio

Especialmente nos dias de temperaturas mais baixas do inverno. Em locais em que as geadas são comuns proteja o solo dos jardins com folhas secas. Além de servir como um isolante térmico, isso ajuda a repor a matéria orgânica do solo.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br






arrow