Guia fácil para escolher o melhor sofá para a sua casa. Confira dicas de um profissional! -

Guia fácil para escolher o melhor sofá para a sua casa. Confira dicas de um profissional!

Guia fácil de como escolher o sofá ideal. Fotos: Pexels

Escolher um sofá pode gerar muitas dúvidas, afinal, é o protagonista das salas de estar, home theater e até das varandas e, por isso, pede cuidado na hora da escolha para ser adequado à funcionalidade do ambiente.

Para ajudar na escolha do sofá, e fazer o investimento valer a pena, trouxemos dicas do designer de produto Rafael Oliva, diretor da Lab Mobili. “A primeira dica, sem dúvidas, é investir em um móvel de qualidade. Vale a pena investir em uma peça bacana, mesmo que tenha um preço mais caro, pois ele vai durar muito mais tempo que um móvel com qualidade duvidosa que vai durar um ou dois anos, além do lixo e estresse que vai gerar”, revela.

Guia fácil de como escolher o sofá ideal. Fotos: Pexels
Guia fácil de como escolher o sofá ideal. Fotos: Pexels

O medo de ousar também é comum na hora de escolher o sofá. Por ser uma peça grande, as pessoas tem medo de investir em modelos diferentes, e acabam optando por peças monótonas. “São essas peças que não tem graça alguma e não adicionam nada no ambiente que acabam cansando com o tempo. Ousar é uma das maiores dificuldades dos clientes que chegam aqui na loja”, conta Rafael.

Veja também:

Para quem tem esse receio, a dica do profissional é usar duas cores no ambiente. “É melhor optar por cores adjacentes ou complementares e utilizar cores neutras para complementar o ambiente”.

Afinal, o que levar em conta na hora de escolher um sofá?

Tendo em vista algumas premissas, o designer trouxe três dicas para ajudar na escolha do móvel ideal para seu espaço:

1.

O sofá precisa estar de acordo com o tamanho do ambiente, em ambientes pequenos, opte por modelos mais minimalistas e não tão blocados que criem um peso no ambiente.

2.

O piso do ambiente também importa na hora da escolha. Quando você tem uma cor escura no piso, escolha um modelo claro para o sofá, isso ajuda a ampliar o ambiente.

3.

As paredes também interferem na escolha. Considere não só a cor da superfície como quadros e outros elementos que estejam na parede. Se você tem uma cor forte na parede, opte por um sofá em tons neutros. Outra dica é utilizar tom sobre tom. Ou até mesmo utilizar tons adjacentes ou complementares.

Escolha do material do sofá

Os materiais são superimportantes na hora da escolha. Para ambientes em que você precisa de conforto para “se jogar” e assistir TV, por exemplo, prefira modelos com espumas mais macias que te ‘abraçam’ mais. Para ambientes corporativos ou até salas de estar, modelos com espuma mais rígidas deixam o pessoal conversar com mais conforto.

No caso do tecido, o primeiro ponto é considerar quem vai usar o ambiente. Utilize tecidos mais densos para ambientes com crianças e pets, por exemplo. E tecidos mais delicados para ambientes que não tenham tanta permanência. Atente-se também aos impermeáveis para áreas externas, assim você garante a durabilidade do seu sofá.

Veja também:

O designer também mistura bastante materiais em suas criações, é comum vermos madeira, metal e o próprio estofado em seus desenhos. “Isso cria uma camada extra de profundidade no desenho e até uma resistência a mais, se você quer os braços em madeira ao invés de estofado, ou você quer combinar a madeira com o piso, são várias as possibilidades”.

Confira algumas opções de sofás que trazem essas misturas que fogem do convencional com assinatura do designer:

Sofá Indy

O modelo une conforto e acolhimento devido ao seu estofado generoso, braços em madeira maciça e almofadas móveis. O sofá Indy tem as costas em madeira maciça natural ou tonalizada são perfeitas para trazer elegância e separar ambientes. O móvel é versátil, e permite a personalizar desde as cores de estrutura, tecidos, até posição dos braços (vertical, horizontal ou diagonal) que podem ser aumentados ou retirados. Ainda conta com versões com pufe solto, recamier ou divã.

Sofá Marcelo

O Sofá Marcelo une diversos de conceitos em uma única peça: conforto, versatilidade, customização e design contemporâneo. O conforto vem com seu estofado generoso e encostos com a densidade certa para qualquer momento. É modular, e pode ser customizado, podendo ser escolhidos tamanho, formato, braços com nicho ou estofado, com diversas opções de cor da estrutura em aço carbono e 300 opções de tecidos em linha.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br






arrow