Guia passo a passo para pintar um cômodo: transforme completamente com essas dicas -

Guia passo a passo para pintar um cômodo: transforme completamente com essas dicas

Renovar uma sala com uma nova luminária ou até mesmo alguns móveis pode transformar completamente um espaço, mas se você quer dar uma atualização em sua casa sem comprar uma nova decoração, considere a aplicação de uma nova camada de tinta e pintar as paredes.

Afinal, um pouco de cor, seja neutra ou ousada, pode transformar um espaço inteiro. A seguir, você descobrirá como pintar suas paredes – começando com o essencial que você precisa e finalizando em um método de aplicação de tinta testado e comprovado – de acordo com os especialistas.

Crédito: Anastasia Shuraeva
Reúna o essencial.

Brian Levy, gerente de loja da Lowe’s, diz que o segredo para pintar um cômodo inteiro começa com as ferramentas certas. “Você pode realizar a maioria dos trabalhos de pintura com um rolo de pintar para cobertura e um pincel menor de 5 cm, para acabamento nos cantos”, ele diz. 

Outros itens indispensáveis?

Uma espátula de plástico, fita adesiva, uma bandeja ou balde de tinta e uma escada. Levy explica que essas ferramentas irão ajudá-lo a criar linhas claras, manter-se organizado e alcançar seu teto. E embora o primer de tinta nem sempre seja necessário, pode ser útil usar um produto tudo-em-um de pintura e primer se você tiver drywall, áreas manchadas ou reparadas, madeira crua, acabamentos de alto brilho e se estiver planejando fazer uma mudança de cor mais drástica.

Prepare o seu espaço.

Como em qualquer projeto doméstico, você precisará deixar seu lugar em forma antes de começar a trabalhar. “Comece removendo todos os itens do caminho; móveis grandes podem ser movidos para o centro do cômodo e cobertos”, diz Matt Kunz, presidente da Five Star Painting, nos Estados Unidos. “Recomendamos colocar plástico sobre os móveis e panos/jornais/papelão no chão.” O plástico é suave e deve proteger seus pertences sem arranhões, enquanto a lona funciona em quase todos os tipos de piso, é segura para andar e absorve derramamentos. 

Veja também:

A limpeza é igualmente crítica. Elimine a poeira dos rodapés, mesmo que não planeje pintá-los. Como você está adicionando fita adesiva à área, certifique-se de que ela adere corretamente (a poeira não possibilitará que grude). “Remova os revestimentos das janelas e varas e coloque-os cuidadosamente em outro cômodo”, diz Kunz, observando também para remover as cortinas se as molduras das janelas e peitoris forem pintados. Dependendo do cômodo em que você está trabalhando, também arrume todos os eletrodomésticos ou decoração pendurada. Por fim, remova os interruptores de luz e os espelhos das tomadas e coloque fita adesiva sobre a área para evitar manchas de tinta.

Dê tempo a si mesmo.

Acompanhe o ritmo ao pintar um cômodo inteiro, pois geralmente leva alguns dias para ser concluído. Levy recomenda trabalhar de cima para baixo, e é por isso que ter uma escada à mão desde o início é fundamental. Certifique-se de que seja robusta, pois você precisará pintar primeiro o teto, depois as paredes e concluir o processo com o acabamento. “Se houver escadas na sala, niveladores de perna para a escada serão necessários para mantê-la nivelada e segura”, observa Kunz. Comece com um pincel pequeno e, em seguida, use um rolo.

Veja também:

Comece o processo de pintura do cômodo com um pequeno pincel, que você usará para cobrir as bordas. Depois disso, você pode mudar para um rolo. “Pinte ao longo de todo o teto antes de mudar para o rolo, mas para as paredes, faça uma de cada vez”, diz ele. Traga o seu balde ou bandeja e encha-o com tinta. Umedeça o rolo um pouco úmido e, em seguida, mergulhe-o levemente na tinta para cobri-lo uniformemente. “Começando a alguns centímetros da borda, role a tinta no teto ou na parede em zigue-zague”, acrescenta Levy. “Sobreponha as linhas e trabalhe lentamente para evitar respingos de tinta. Para paredes, comece primeiro no topo e depois vá para baixo.”

Finalize as bordas e apare.

Depois de aplicar tinta nas paredes, faça em volta todas as bordas. Uma dica profissional? Role levemente sobre a área pintada, do teto ao chão, para remover o acúmulo e o escorrimento. Para completar o acabamento, Levy diz para esperar até que as paredes sequem e, em seguida, aplicar fita adesiva ao longo das peças de realce. Em seguida, pressione a área para baixo com uma espátula de plástico para segurar a fita no lugar. Pinte a guarnição, tire a fita antes que a guarnição esteja totalmente seca para evitar que descasque, e seu quarto está completo! 

Fonte: Martha Stewart

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow