Home office em qual cômodo? Escolha onde é seu lugar preferido para trabalhar! -

Home office em qual cômodo? Escolha onde é seu lugar preferido para trabalhar!

Entre todas as mudanças que o contexto da pandemia provocou, podemos considerar que o home office se configura como um dos ambientes que mais ganhou força nos últimos tempos. O que antes era pensado para momentos pontuais, agora virou definitivo. Segundo uma pesquisa recente realizada pelo IDC Brasil a pedido do Google, no mundo pós pandemia, 43% dos entrevistados afirmam que o modelo híbrido (em casa e no escritório) será o adotado em uma clara mudança de cultura organizacional de trabalho.

Com isso, como estar preparado para os novos formatos e desfrutar do conforto e o prazer de um home office bem-preparado para o expediente? Apesar de parecer intuitiva a ideia de preparar o escritório em casa, se tudo não for bem planejado e adequado, a rotina pode não funcionar da melhor maneira.

Veja também:

Na visão da arquiteta Patricia Penna,  a beleza do projeto do home office é importante, mas não basta, uma vez que a disposição do layout, o tipo de atividade profissional, as necessidades de estrutura e infraestrutura e o bem-estar dos moradores que trabalham em casa precisam ser levados em conta.

Confira as recomendações e inspirações para se adaptar aos tempos modernos com diversas opções de home office pela casa:

1) Home office em quartos

Na falta de um cômodo específico, uma alternativa que vem sendo bastante usada é montar o home office no quarto. Tanto em ambientes de casal como de solteiro, o espaço pode ser trabalhado com uma escrivaninha ou marcenaria sob medida, trazendo mais funcionalidade. Para a arquiteta Flávia Nobre e a designer de interiores Roberta Saes, a vantagem de deixar um home office no quarto é deixar o local de trabalho reservado das áreas sociais, portanto, torna-se um dos ambientes mais silenciosos.

Porém, para isso acontecer de forma efetiva, é fundamental que seja organizado. Uma dica é instalar a mesa sempre próxima de pontos de tomada e rede de internet, evitando fios e extensões espalhados pelo quarto. Um outro conselho da dupla de profissionais é investir em estantes e gaveteiros próximos ao espaço, já que ajudam na organização e deixam os ambientes – cama e trabalho -, mais setorizados. Quanto ao material, o mais recomendado é o MDF, pois facilita na limpeza.

Neste quarto assinado pelas profissionais do escritório Meet Arquitetura, a bancada do home office foi feita em marcenaria planejada e acompanha gaveteiros, que ajudam na organização | Foto: Henrique Ribeiro

 

Neste exemplo assinado pela arquiteta Patricia Penna, o home office foi instalado em uma suíte que leva tons de carvalho nos painéis de marcenaria, contrastando com as nuances de cinza e grafite presentes na cabeceira, papel de parede e bancada de trabalho | Foto: Leandro Moraes

Outra proposta de escritório no quarto assinado pela arquiteta Marina Salomão. Ele conta com uma bancada instalada na parede lateral do quarto e também com armários e nichos que facilitam na rotina do dia a dia | Foto: Sidney Doll

2) Home office mais formal

No home office assinado pela arquiteta Patricia Penna, a madeira comanda toda a cena no revestimento de paredes, a execução da estante e da mesa, que ainda dispõe de espaço para receber, em casa, convidados para reuniões. Pensando nos dias mais frios, o tapete decora e coopera para o conforto durante as atividades profissionais do morador | Foto: Marco Tiê

Para quem trabalha em casa, mas, ao mesmo tempo, precisa de um espaço mais formal, uma dica é apostar em espaços reservados, como planejar uma sala específica para o escritório. No exemplo acima, assinado pela arquiteta Patricia Penna, o ambiente conta com tons mais sóbrios de madeira, estante com nichos para organizar os materiais de trabalho e também itens de decoração, além de uma ampla bancada com cadeiras para atendimento, o que pode servir de inspiração para advogados, por exemplo.

Tanto para esses espaços mais formais, quanto para os mais “despojados”, é fundamental que as cadeiras sejam extremamente confortáveis, contribuindo para uma boa produtividade e saúde física a longo prazo. Sendo assim, as mais recomendáveis são as ergonômicas, promovendo o alinhamento corporal.

3) Home office em varandas

Em apartamentos com pouco espaço – ou em caso de aumento da família -, uma boa solução para implantar o home office é na varanda: luz natural, vista agradável e funcionalidade. Normalmente, quando a casa possui uma área dessa ligada ao quarto, ela não é muito utilizada, devido à falta de utilidade, então, é legal agregar uma função especial a ela.

A arquiteta Karina Korn sempre busca aproveitar todos os espaços da casa, mas sem deixar de lado o conforto dos moradores. Porém, nesses casos, é ainda mais importante se atentar a organização, já que é um espaço que, geralmente, não possui estruturas de armários e prateleiras por ser mais reduzido. Uma solução é fazer uso de caixas organizadoras e posicioná-las em baixo da bancada, ou até mesmo utilizar gaveteiros com rodinhas.

Home office projetado pela arquiteta Karina Korn em uma varanda que faz acesso a dois quartos do apartamento. A bancada dá um suporte para duas pessoas trabalharem simultaneamente, além de ser versátil e espaçosa | Foto: Eduardo Pozella

4) Home office em espaços pequenos

Na falta de uma varanda ou um lugar no quarto para montar o home office, o cantinho de trabalho pode ocupar outros cômodos da casa, como em uma área da sala de jantar ou até mesmo em um espaço esquecido. Sendo assim, por muitas vezes ele acaba sendo instalado em ambientes menores. Mas isso não é sinal de pouca funcionalidade e desconforto.

Para a arquiteta Marina Salomão, qualquer pedacinho da casa pode ser muito bem aproveitado, desde que planejado com muita atenção antes de fazer qualquer mudança.

O home office assinado pela arquiteta Marina Salomão ganhou espaço em um cantinho do living que não era muito aproveitado. A área ainda conta com luz natural e itens de decoração que trazem um toque de cor para o espaço | Foto: Sidney Doll

Neste outro exemplo assinado pela dupla de profissionais do Meet Arquitetura, o home office está uma área pequena da casa. Foi utilizada uma bancada em formato de “L” e para deixar o ambiente mais funcional, foram instaladas duas prateleiras e também um gaveteiro abaixo da bancada | Foto: Henrique Ribeiro

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow