Hospital de Bangladesh é eleito o melhor edifício do mundo. Veja detalhes! -

Hospital de Bangladesh é eleito o melhor edifício do mundo. Veja detalhes!

Hospital em Bangladesh ganha prêmio internacional de arquitetura. Fotos: Kashef Chowdhury/URBANA

O hospital Aremote, em uma área de Bangladesh vulnerável ao aumento do nível do mar, foi nomeado o melhor edifício novo do mundo.

O Hospital da Amizade em Satkhira, um distrito propenso a ciclones no sul de Bangladesh, foi anunciado como vencedor do prestigioso Prêmio Internacional RIBA de 2021 na terça-feira (25), com seus arquitetos elogiados por colocar “cuidado e humanidade no centro de seu projeto“.

Hospital em Bangladesh ganha prêmio internacional de arquitetura. Fotos: Kashef Chowdhury/URBANA
Hospital em Bangladesh ganha prêmio internacional de arquitetura. Fotos: Kashef Chowdhury/URBANA

Construído com tijolos feitos localmente, o hospital de 80 leitos foi construído em torno de uma série de pátios alinhados com passarelas tranquilas e sombreadas. Um canal angular corta o centro do local para separar as alas de internação e ambulatorial.

O Royal Institute of British Architects (RIBA), que organiza o prêmio, elogiou o projeto do hospital por se misturar com a paisagem circundante e criar uma “experiência edificante e convidativa para visitantes, pacientes e profissionais de saúde“.

Veja também:

Projetado pelo arquiteto Kashef Chowdhury e sua empresa sediada em Dhaka, Urbana, o hospital foi encomendado pela ONG de desenvolvimento sustentável, Friendship. Chowdhury descreveu a decisão do júri de honrar um projeto da “periferia global” como um “momento subliminarmente importante“.

“Acredito que isso possa inspirar mais de nós a nos comprometermos, não apesar, mas por causa das limitações de recursos e meios, com uma arquitetura de cuidado tanto para a humanidade quanto para a natureza, para nos elevarmos coletivamente às urgências que enfrentamos hoje. em escala planetária”, disse ele em um comunicado à imprensa.

Realizado a cada dois anos, o prêmio homenageia edifícios ou estruturas que “demonstram excelência em design e impacto social”. Em um comunicado de imprensa anunciando o vencedor, o RIBA observou que o Hospital da Amizade foi construído em um “ambiente frágil e dinâmico”, onde campos de grãos foram convertidos em fazendas de camarão devido ao aumento do nível do mar. Como tal, o hospital incorpora vários recursos de design sustentável.

Veja também:

A disposição dos pátios favorece a ventilação natural e elimina a necessidade de ar condicionado. Os arquitetos também criaram um sistema de drenagem que canaliza a água da chuva de todo o complexo para um tanque de armazenamento para uso futuro e para evitar o encharcamento.

O júri do prêmio foi composto por especialistas da Europa, Estados Unidos, Ásia e América do Sul, e foi presidido pela arquiteta e urbanista francesa Odile Decq. Em comunicado à imprensa, Decq disse que o hospital “é relevante para desafios globais críticos, como acesso desigual à saúde e o impacto esmagador do colapso climático em comunidades vulneráveis”. “É uma demonstração de como a bela arquitetura pode ser alcançada por meio de um bom design ao trabalhar com um orçamento relativamente modesto e com difíceis restrições contextuais”, acrescentou.

Selecionado entre 16 finalistas em 11 países, o hospital foi um dos três projetos selecionados para o prêmio. A lista incluiu dois projetos europeus: James-Simon-Galerie, uma galeria de arte na Ilha dos Museus de Berlim, e Lille Langebro, uma ponte sem veículos de 160 metros de comprimento na capital dinamarquesa, Copenhague.

O prêmio bienal, atrasado em um ano devido à pandemia de Covid-19, foi concedido pela última vez em 2018, quando uma escola na zona rural do Brasil foi eleita o melhor prédio novo do mundo. Um segundo prêmio também foi anunciado na terça-feira, com o Hooba Design Group do Irã ganhando o prêmio RIBA International Emerging Architect por um edifício de escritórios “inovador” em Teerã.

Fonte: CNN Style

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow