O que você busca em um lar? Beleza estética? Praticidade? Mas você já ouviu falar sobre ‘hygge’? Conheça mais sobre essa tendência e confira fotos de internautas.

Há quem queira que seu lar seja pura praticidade. Já outros buscam mais por beleza estética. Porém, o resto, prefere procurar conforto e vive em busca daquela sensação de aconchego, que só a nossa casa tem – aquele sentimento de que, enquanto você está lá, tudo no mundo parece bem. Esse é o conceito de ‘hygge’, uma palavra dinamarquesa que transmite esse sentimento de calmaria e relaxamento que só encontramos em cantinhos especiais da nossa casa.

Na verdade, tudo que te ajuda a criar um clima calmo pode ser considerado ‘hygge’. Essa tendência pode estar presente em quase tudo que você possa imaginar: na arquitetura, na arte e até mesmo na moda! Desde uma caneca, que você comprou em uma viagem que te marcou, a até uma bela vela aromática, que te ajuda a criar a atmosfera perfeita para ler um livro.

Se você busca se inspirar com essa tendência, o lugar ideal para encontrar o ‘hygge’ então é em um dos fóruns mais populares da internet, chamado Reddit. Lá, é possível encontrar uma categoria chamada “Cozy Places”, que abraça exatamente essa estética de acolhimento, onde internautas compartilham fotos de seus cantinhos especiais. Portanto, confira a seguir 40 imagens ‘hygge’ compartilhadas nesse subfórum.

1. Noite de domingo hygge com as minhas plantas

2. Meu quintal com glicínias florescendo

Para saber mais sobre essa tendência que tem influenciado o mundo do design de interiores, a arquiteta e designer, Eva Taute, fala mais sobre essa estética. Segundo ela, nossas casas possuem mais influência sobre nossas vidas do que imaginamos. “Nós passamos a vida toda acumulando experiências sobre os espaços que frequentamos. Em alguns deles, percebemos que nos sentimos mais em casa do que em outros. Nós não sabemos o exato porquê disso, mas nós sabemos quando nós sentimos.”

3. O sebo local da minha cidade

Veja também:

+ O que é hygge? Conheça esse conceito de decoração (e de vida) que é tendência em 2021

+ Japandi: 5 dicas fáceis para adotar o estilo de decoração que está bombando

+ Bouclé: a mais nova tendência de decoração de interiores que está bombando em 2021

4. A varanda da minha casa do interior em NY

“Tem um livro chamado ‘A casa como um espelho de si mesmo’, de Clara Cooper Marcus, cujo título já é autoexplicativo”, diz Eva. “Nossos lares são capazes de refletir nosso mundo interior e como nos sentimos com nós mesmos.” Não é apenas isso, mas “nós também podemos fazer com que as nossas casas nos passem a mensagens que nossos corações querem ouvir. Lá pode ser o local que sustenta o nosso bem-estar. Nós podemos fazer isso ao desvendar nossas experiências com os espaços, encontrando texturas, cores e materiais que nos ajudem a nos sentirmos em casa. Eles podem nos ajudar a criar aquele sentimento de aconchego que nos auxilia a descansar as nossas mentes.”

5. Meu apartamentinho hygge

6. Meu quarto ensolarado

Além disso, nossos lares são muito mais do que simples espaços que nos acolhem depois de um longo dia de trabalho. E muitas pessoas já descobriram que a melhor maneira de relaxar de verdade é através de uma decoração de interiores calma e suave. Hygge, a palavra dinamarquesa que tem dominado o mundo nos últimos anos, captura essa exata essência e traduz esse sentimento de amparo e bem-estar.

7. Tarde de sol em casa

8. Jardim dentro de casa

9. Meu quartinho em Amsterdã

Eva explica que ‘hygge’ é um ritual dinamarquês de desacelerar, aproveitar o momento e apreciar as coisas simples da vida. Há quem diga que ‘hygge’ nada mais é do que apenas um estilo de decoração escandinavo, porém, sabemos já que é muito mais que isso.

“É sobre se recuperar depois de um dia, em um espaço que te revigora e que tenha pessoas que você ama. Isso se manifesta no design de sua casa, em um local que reflete quem você realmente é, quais são os seus valores e o que te traz alegria.”

10. Meu cantinho de leitura

11. Meu quarto ao pôr do sol

Eva diz que, ao montar um projeto, muitos designers de interiores começam pensando em qual estilo aplicar, no primeiro momento. Porém, ela acredita que tudo, na verdade, deve começar com a pessoa. “Como ela vivencia aquele espaço e o que a faz se sentir acolhida devem ser levados em conta. O design deve ser servir à pessoa e não o contrário”, explica a arquiteta.

12. Meu quarto em Washington, nos EUA

13. Meus cachorros e minhas plantas pela manhã

14. Nosso cantinho de leitura/cochilo/desenho

A arquiteta dá ainda mais dicas; ela diz que é preciso começar refletindo sobre que tipo de atmosfera você procura criar. “Depois disso, você pode começar a escolher quais materiais e cores você quer usar no ambiente – e isso pode mudar dependendo da pessoa. Para uma, cores quentes podem ser mais aconchegantes. Enquanto outras preferem tons mais frios. Porém, busque utilizar peças com bastante textura (com tapetes, cobertas e almofadas, por exemplo) e invista também em uma boa iluminação. Isso fará toda a diferença.”

15. Minha parede de plantas

16. Vista da minha casa

17. Meu acampamento desse fim de semana

18. Meu jardim hygge em construção

19. Minha varanda de verão

Veja também:

+ 8 tendências de decoração de casa para inspirar seu design de interiores em 2021

17 ideias originais do Instagram para decorar sua parede

+ Banheiros dos famosos: por dentro da intimidade das celebridades

20. Meu cantinho de leitura aconchegante

21. Meu motorhome hygge

22. Meu jardim interno/sala de estar

23. Minha cama durante um verão na Nova Zelândia

24. Uma caverna de neve no topo de uma montanha

25. Minha varanda hygge artística

26. Fiz uma minicasa da árvore

27. As flores desabrocharam no meu quintal

28. A sala de estar do meu loft hygge

29. Lugarzinho no Jardim Botânico de Denver

30. Nossa sala de estar depois de uma noite de jogos

31. Meu pequeno apartamento hygge

32. Cabine hygge moderna e ensolarada

33. Nossa sala de estar no Colorado, EUA

34. Nossa biblioteca hygge

35. Meu apartamento hygge no sótão

36. Pegando os últimos raios de sol do dia

37. Meu gato e minha sala de estar

38. Minha sala de estar hygge

39. Nossa varanda num dia de sol

40. Meu cantinho hygge feliz

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br