Iluminação do quarto: veja como deixar o ambiente ainda mais relaxante -

Iluminação do quarto: veja como deixar o ambiente ainda mais relaxante

O quarto do casal ganhou iluminação de LED atrás da cabeceira, além de pendentes acima das mesinhas laterais | Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues

Nada como descansar depois de um dia cansativo de trabalho ou estudos. Seja para dormir, relaxar, ver TV ou curtir uma leitura agradável, o importante é apostar na luminosidade correta do quarto, a fim de garantir ainda mais conforto.

Apresentamos dicas e inspirações imperdíveis para levar tranquilidade para esse ambiente tão importante. Confira!

O quarto do casal ganhou iluminação de LED atrás da cabeceira, além de pendentes acima das mesinhas laterais | Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues
O quarto do casal ganhou iluminação de LED atrás da cabeceira, além de pendentes acima das mesinhas laterais
| Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues
Temperatura de cor

Para que o quarto tenha uma atmosfera aconchegante, invista nas lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2400K a 3000K). Outra dica é investir em produtos em que seja possível fazer a regulagem do brilho e da temperatura de cor de acordo com a necessidade.


Plantinhas e um pendente da Yamamura compõem a decoração relax do quarto | Projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura e foto de Emerson Rodrigues

Tipo de iluminação

Para a iluminação geral do quarto, dê preferência à luz indireta, que pode ser obtida com a ajuda de alguns modelos de plafons ou de fitas de led embutidas em sancas de gesso.


Abajur com cúpula da Yamamura, um clássico para o quarto! | Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues

Peças indicadas

Entre as sugestões de iluminação de apoio para os quartos, independente do estilo da decoração, estão abajures, arandelas, luminárias de piso, spots com lâmpadas R-70, delicados pendentes, além de fitas de led (que podem ser colocados em cortineiros ou atrás de cabeceiras). Essas são escolhas perfeitas em busca de um ambiente mais convidativo para uma noite de sono reparadora. Dê preferência a peças com cúpulas, pois oferecem maior conforto visual.


O quarto conta com fitas de LED na sanca de gesso, além da luminária de mesa Hue Go, da Philips, no cantinho de estudos | Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues

Veja também:

Já para os fãs de cromoterapia, vale a pena investir nas lâmpadas e fitas de LED RGB, que possibilitam inúmeras colorações ao quarto. A Yamamura indica a linha Philips Hue. Trata-se de um sistema de iluminação inteligente, composto por lâmpadas e fitas de LED, além da luminária Hue Go, que podem ser acionados por meio do aplicativo Philips Hue Bluetooth, do próprio smartphone (dentro e fora de casa). Assim, é possível realizar tanto a dimerização com temperaturas de cor que variam entre âmbar (2000K – para o relax, mais aconchegante) a branco frio (6500K – para maior concentração), quanto a mudança de cores.

Decoração

Uma boa distribuição dos pontos de luz pelo espaço, assim como a escolha das cores de móveis e revestimentos, também influencia para uma iluminação mais eficiente. Paredes e mobiliários em tons de azul e verde, por exemplo, estimulam o relaxamento.


Arandelas flexíveis e dimerizáveis são excelentes para os momentos de leitura antes de dormir | Projeto de Pati Cillo e foto de Emerson Rodrigues

Leitura antes de dormir

Para quem gosta de ler um livro antes de deitar, deve buscar uma intensidade de luz um pouco maior. Peças dimerizáveis são boas pedidas, pois permitem o ajuste da luminosidade, sem prejudicar os demais momentos.

Home Office no quarto

Para quem tem um cantinho de trabalho ou estudo no quarto, deve optar por um mix entre luzes difusas e diretas, de forma a utilizar cada uma delas de acordo com a necessidade.


Trilhos com spots direcionáveis e um abajur aconchegante compõem a iluminação do quarto | Projeto de Luciana Ballio e foto de Emerson Rodrigues

O que evitar

Evite a temperatura de cor branco frio (5000K a 6500K) nos quartos, pois ela proporciona maior sensação de agitação e atrapalha o sono. Outra medida que deve ser evitada é incluir luz direta e de alta intensidade acima da cama, que podem ofuscar os olhos e causar desconforto.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow