Iluminação e bem-estar: 7 dicas para transformar o ambiente em um espaço relax -

Iluminação e bem-estar: 7 dicas para transformar o ambiente em um espaço relax

Para manter a mente tranquila, apesar da correria do dia a dia, os momentos de relaxamento são muito bem-vindos. Por isso, a iluminação é tão importante e nos ajuda nos momentos de descanso.

Há várias oportunidades ao longo do dia para trabalhar o relaxamento, sendo que algumas delas podem ser realizadas em pouco tempo – basta incluí-las na agenda e segui-las com carinho.

Cantinhos de relaxamento: Preparação para a hora de dormir; momento de tomar um drink; ou mesmo de fazer uma leitura, todos em ambientes da arquiteta Patrícia Cardoso de Mello/Fotos: Emerson Rodrigues

Veja também:

É possível realizar alguns minutos de meditação ou cromoterapia; uma mini aula de yoga; uma leitura tranquila; tomar um banho quentinho; apreciar um jantar gostoso; ouvir uma música clássica e viver uma boa e imprescindível noite de sono. Todas essas atividades podem sofrer influência direta a partir do tipo de ambiente e da luz a que estão expostas.

Plantas também contribuem para a sensação de bem-estar na casa. As fotos são do projeto do escritório Oliva Arquitetura/Fotos: Emerson Rodrigues

Confira o check list para você acertar:

1.

Aposte em uma iluminação mais amena, que não atrapalhe ou canse o olhar. Neste caso, as luminárias dimerizáveis (em que é possível ajustar e controlar a intensidade da luz) são as mais recomendadas. Luzes de apoio como arandelas, abajures, luminárias de piso ou mesa são igualmente indicadas.

2.

Portanto, dê preferência às lâmpadas com temperatura de cor branco quente (2700K a 3000K), que propiciam a sensação de aconchego e calmaria. Evite luzes com mais de 3000K, pois são mais recomendadas para momentos de concentração, quando se faz necessária uma atenção mais dedicada para o estudo ou trabalho, por exemplo.

Peças em madeira, como luminárias de piso, de mesa e pendentes, que contribuem com o clima relax

3.

Escolha peças de iluminação com luzes indiretas (aquelas que difundem a luz por meio de um anteparo), pois auxiliam no clima de bem-estar. Um exemplo são as peças com cúpulas, como os abajures. Mas, fuja de luzes diretas logo acima da cabeça, pois causam desconforto.

4.

Utilize luminárias que remetam a aspectos da natureza, como por exemplo, com o uso de materiais como madeira e pedras naturais.

Veja também:
5.

Abuse do verde! Portanto, plantas e flores são sempre boas opções para trazer um pouco da natureza para perto de nós. No entanto, em áreas internas, durante o dia, procure deixar as plantas mais próximas das janelas ou áreas abertas (respeitando as particularidades de cada espécie).

Durante a noite, momento das luzes artificiais, a tecnologia LED pode ser adotada, pois ela não emite calor, favorecendo para que pétalas e folhas não sejam queimadas.

O banheiro pode se tornar um spa de relaxamento, por meio de luzes leves.
Projeto da arquiteta Isabella Nalon com a designer Sula Miranda/Fotos: Emerson Rodrigues

6.

Além disso, a cromoterapia é a prática pseudocientífica capaz de utilizar as diferentes cores da luz no tratamento de diversos problemas. Por isso, a iluminação certa pode ser a solução perfeita para reequilibrar e harmonizar as energias, algo essencial para nossa saúde física e mental!

1.Lâmpada ledvance RGB; 2. Fita de led Stella RGB; 3. Fita de led RGB Philips Hue; 4. Lâmpada RGB Philips Hue/Imagens: Divulgação

7.

Por fim, que tal investir em automação? É uma ferramenta prática para a criação de cenários luminosos pré-programados, com cenas diferentes, além de realizar a dimerização (controle da intensidade da luz). Contudo, tais mudanças cooperam, até mesmo, para a melhora da respiração durante a meditação, na troca de movimentos e uma melhor concentração/introspecção.

Linha Philips Hue, sistema de iluminação inteligente com lâmpadas e fitas de led, além de infinitas possibilidades de uso/Imagem: Divulgação

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow