Jardins verticais em centros urbanos podem reduzir estresse e melhorar saúde mental. Saiba mais! -

Jardins verticais em centros urbanos podem reduzir estresse e melhorar saúde mental. Saiba mais!

Plantar jardins verticais nas cidades pode ajudar a reduzir os níveis de estresse entre os residentes, concluiu um novo estudo. Pessoas que passam por plantas no exterior de edifícios em grandes cidades experimentam melhorias em sua saúde mental.

A beleza da natureza é verdadeiramente mágica: o ar fresco e o tempo ao ar livre ajudam a melhorar a saúde física e mental. Mesmo que você more em uma cidade grande sem muitos acessos a espaços verdes, um pouco de exposição à natureza realmente ajuda muito.

Crédito: Magda Ehlers

E há até maneiras de ajudar os moradores das cidades a aproveitar um pouco mais do que a Mãe Natureza tem a oferecer. Pesquisadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, Singapura, publicaram recentemente um novo estudo na revista acadêmica Landscape and Urban Planning, e suas descobertas sugerem que apenas olhar para plantas verticais na parte externa de edifícios em locais urbanos pode servir como um alívio para o estresse.

Veja também:

Os pesquisadores usaram a realidade virtual (VR) como meio de testar sua teoria com 111 participantes. Cada um de seus assuntos de teste ou viu uma rua com vegetação plantada em varandas, paredes ou pilares de construção ou olhou para edifícios que apresentavam apenas paredes pintadas de verde. Além disso, a equipe de pesquisa tornou a experiência o mais próxima possível da realidade para seus voluntários, então o experimento virtual também incluiu alto ruído do trânsito.

Depois de monitorar a variabilidade da frequência cardíaca de cada participante por meio de um dispositivo de eletrocardiograma portátil (ECG), os cientistas descobriram que as pessoas que só viram as paredes pintadas de verde aumentaram os níveis de estresse. Quem viu a vegetação plantada não sofreu alterações no estresse. Os voluntários também preencheram questionários que destacaram suas emoções positivas (como entusiasmo ou interesse) e emoções negativas (como hostilidade) junto com seus níveis de ansiedade. No geral, as pessoas se sentiam menos positivas se não estivessem cercadas pelas plantas.

Veja também:

“Com a urbanização, espera-se que mais pessoas vivam em áreas urbanas globalmente no futuro”, disse o professor associado Lin Qiu, investigador principal do programa de estudos e psicologia da Escola de Ciências Sociais da NTU. “Portanto, é importante que os planejadores e arquitetos urbanos entendam os fatores que podem contribuir para uma vida saudável, já que o planejamento urbano pode ter um impacto direto na qualidade de vida da população. Nosso trabalho pode orientar os esforços para as cidades verdes, fornecendo evidências de como a vegetação vertical pode ser uma maneira viável de integrar a natureza em nosso ambiente construído e promover a saúde mental.”

A vegetação também adiciona um fator de sustentabilidade aos ambientes: paredes de plantas exuberantes podem ajudar a reduzir a temperatura ambiente e limitar as emissões de carbono. “Nossas descobertas têm implicações práticas importantes para o planejamento e design da cidade, especialmente para áreas urbanas de alta densidade que enfrentam restrições de terra”, disse Sarah Chan, co-autora principal da pesquisa e candidata a doutorado do programa de pós-graduação interdisciplinar. “Isso fornece evidências de que os sistemas verticais de vegetação, que fazem uso de estruturas verticais acima do solo, podem ajudar a moderar as consequências prejudiciais do estresse.”

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow