Juta e sisal: 5 etapas para escolher o melhor tapete de fibra natural para sua casa -

Juta e sisal: 5 etapas para escolher o melhor tapete de fibra natural para sua casa

Juta e sisal, como escolher o melhor tapete. Foto: Vlada Karpovich

Se você estiver comprando uma decoração ecológica para o seu quarto, considere adicionar um tapete estiloso feito de fibras naturais. Ou seja, tapetes compostos de juta e sisal.

A primeira – a fibra mais macia entre as duas – é derivada das plantas com flores Corchorus e muitas vezes transformada em estopa. Sisal, o nome de outra espécie de planta com flores, produz um tecido mais áspero usado para fazer corda. Quando tecidos em tapetes, juta e sisal criam revestimentos resistentes e duráveis ​​que se encaixam bem em praticamente qualquer tipo de casa, quer seu gosto estético seja mais moderno ou rústico.

Juta e sisal, como escolher o melhor tapete. Foto: Vlada Karpovich
Juta e sisal, como escolher o melhor tapete. Foto: Vlada Karpovich

Ao comprar tapetes de juta e sisal, é fundamental lembrar as características únicas que separam esses materiais dos tecidos sintéticos e uns dos outros. De cores marrons naturais e fibras tingidas a texturas ásperas, padrões exclusivos e tramas diferentes, você pode priorizar diferentes aspectos de ambos os tipos de tapete para encontrar a peça de destaque certa para o seu espaço. Para ajudá-lo a encontrar as melhores peças de juta e sisal, perguntamos a designers de interiores e especialistas em decoração exatamente o que você deveria considerar. À seguir, encontre sua visão profissional (e recomendações de especialistas) para ajudar em sua pesquisa:

Veja também:
1. Juta ou Sisal?

Ao escolher entre juta ou sisal, é importante considerar onde você planeja colocar o tapete em sua casa. “Minha regra é sisal para áreas de alto tráfego e juta para áreas descalças”, diz Maria Juvakka, especialista em decoração e fundadora da Chic Pursuit, nos Estados Unidos. Você está procurando um revestimento de piso para colocar na sua porta da frente ou em um corredor? Juvakka sugere sisal, que é durável e mais resistente. Mas se você estiver mais interessado em uma peça de destaque para colocar sob uma mesa de escritório ou mesa de centro, ela diz que a juta mais macia é a melhor escolha.

2. Tamanho

Você também precisa considerar o tamanho do tapete e se planeja colocá-lo em camadas com outras pessoas – algo que você deve considerar ao trabalhar com esses materiais. Como a juta e o sisal são fibras naturais que não são fáceis de limpar, colocar diferentes tapetes por cima pode ajudar a manter a sujeira longe. “Adoro usar um grande tapete de juta ou sisal para ancorar um espaço e, em seguida, revesti-lo com mais lã lavável ou opções sintéticas”, diz Jessica Davis, designer de interiores e diretora da JL Design, nos Estados Unidos. “Eu tendo a me inclinar para o sisal, já que eles geralmente têm uma trama mais justa e plana, então eles se espalham mais facilmente”, acrescenta Davis.

3. Textura

As fibras naturais dos tapetes de juta e sisal podem ser ásperas em seus pés descalços, explica Ash Read, o fundador da Living Cozy, nos Estados Unidos, então provavelmente você desejará encontrar tapetes com outros tecidos. Read recomenda comprar algo que tenha juta misturada com chenille para uma textura mais macia, em vez de comprar juta pura ou sisal. A designer de interiores Courtney Sempliner também sugere prestar atenção à trama. Uma trama mais robusta e maior, ela explica, será mais macia e confortável de andar.

4. Cor e Padrão

Muitos tapetes de juta e sisal não são tingidos, o que significa que eles vêm em diferentes tons de marrom e castanho, explica Andra DelMonico da Trendey, nos Estados Unidos. Mas e se esses tons ou designs não combinarem com a decoração da sua casa? Boas notícias: você ainda pode encontrar opções mais dinâmicas com cores, formas e padrões. Você apenas precisa saber onde procurar. Fibras tingidas podem adicionar toques de cor e diferentes tramas criam padrões de textura únicos. As opções tradicionais também podem apresentar motivos interessantes. 

5. Qualidade

Escolher a opção mais barata normalmente não é a maneira mais inteligente de fazer compras quando se trata desses tipos de carpetes, diz DelMonico. “A juta barata e de baixa qualidade será uma decepção. Não passa por um processo tão extenso de preparação da planta e não terá uma construção de tapete durável”, explica ela. “Isso faz com que o tapete se desfaça ou solte um grande número de fibras. A juta é produzida em pequenas fazendas na Índia”, diz DelMonico, “então, tecida à mão e finalizada com uma borda de teia protetora.”

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow