Luminárias de todos os estilos: veja dicas de como acertar na sua decoração! -

Luminárias de todos os estilos: veja dicas de como acertar na sua decoração!

Na hora de equipar ou reformar a casa, é grande a variedade de estilos de decoração. Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida ao escolher quais são as luminárias, os móveis e objetos mais adequados conforme a proposta do ambiente.

Para auxiliar nesse momento, veja dicas e inspirações sobre peças de iluminação indicadas para cada estilo:

Luminária de mesa, modelo banker, de estilo clássico | Foto: Divulgação/Yamamura

Estilo Clássico

Para quem adora formas mais rebuscadas e prioriza um visual tradicional, o estilo clássico é perfeito! Na iluminação, os grandes lustres de cristal, repletos de sofisticação com o brilho das pedras, costumam ser o centro das atenções em qualquer ambiente. Opções certeiras para salas de jantar e estar.

Luminária com estilo moderno e contemporâneo no projeto da arquiteta Pati Cillo | Foto: Emerson Rodrigues

Veja também:
Estilo Contemporâneo e Moderno

É uma proposta para quem gosta de estar por dentro das últimas tendências. Para o estilo moderno, normalmente, existe uma preferência por linhas mais retilíneas e simples. Já no contemporâneo, as curvas e formas orgânicas são valorizadas para trazer um visual diferente e despojado. Em ambas as estéticas há uma forte ligação com a tecnologia e inovação, portanto a automação entra em destaque para complementar o uso das luminárias nos espaços.

Na cor cobre, a luminária de mesa representa o estilo industrial no projeto do escritório Andrade & Mello Arquitetura | Foto: Emerson Rodrigues

Estilo Industrial

Ele é a grande aposta para quem privilegia um visual mais despojado e jovial, valorizando um tipo de decoração que não se preocupa tanto com os acabamentos perfeitos – tubulações expostas e a aparência de fábrica simbolizam esse estilo. Cabem nessa estética, as luminárias que remetem ao visual das indústrias, com peças contendo fios e lâmpadas aparentes, além do uso do preto e do cobre, sempre em alta. Vale apostar em trilhos com spots, arandelas articuláveis ou ainda em luminárias com acabamentos de concreto.

Luminária de piso em madeira no projeto do designer Henrique Freneda | Foto: Emerson Rodrigues

Estilo Rústico

É ideal para quem deseja trazer a atmosfera de natureza para dentro de casa. Para a iluminação, convém eleger luminárias com acabamentos de madeira ou fibras naturais, pois além de charmosas, levam aconchego para os espaços de descanso do lar, como os dormitórios e a sala de estar. O uso de texturas e de acabamentos com irregularidades naturais também são bastante exploradas nesse estilo.

Luminária de piso de estilo minimalista, no projeto da arquiteta Isabella Nalon e da designer Sula Miranda | Foto: Emerson Rodrigues

Veja também:
Estilo minimalista

Trata-se de uma versão mais simplista do estilo moderno, onde “Menos é Mais”. Em busca de visual clean, com poucos detalhes, a iluminação aposta no uso racional dos pontos de luz de forma eficiente, que não polua a decoração. As peças de traços simples, sem desenhos rebuscados, são levadas em consideração para que o espaço fique suave e tenha sua atenção dada à funcionalidade. Quanto ao acabamento, quanto mais neutra a paleta, mais minimalista será o ambiente.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow