Macramê: 3 sugestões para você usar na decoração da sua casa

Como não se apaixonar pelo macramê? A técnica artesanal de tecer com nós é antiga e se aproxima do crochê, mas é inteiramente feita com as mãos, dispensando o uso de agulhas.

Em primeiro lugar, o macramê é uma técnica de tecelagem manual, em que se trabalha com os dedos para cruzar e amarrar os fios, formando uma composição rica. “Muitos acreditam que o macramê seja uma evolução dos nós, que ganharam um trabalho muito mais elaborado”, conta Nathalie Serafin, estilista e CEO da Thirty Seven Trend, marca que prega a filosofia slow fashion e exalta artesãos brasileiros.

Veja também:

Segundo Nathalie, a origem do macramê é indefinida, mas remete à pré-história, quando o ser humano aprendeu a amarrar fibras para se aquecer e criar objetos. Além disso, acredita-se que a palavra seja derivada do árabe ‘migramah’ – ou ‘franja’, em português.

No entanto, ainda no século XIII, era comum que os tecelões árabes confeccionassem franjas para seus camelos e cavalos, utilizando-as para afastar as moscas dos animais. “Outros acreditam que o macramê deriva do turco ‘makrama’, que significa toalha ou guardanapo”, complementa a estilista.

Veja também:

Ancestral, a técnica do macramê viajou o mundo e hoje é tendência no décor, capaz de levar aos ambientes um clima boho – seja ao ser utilizada em tapeçarias, hangers, luminárias, mantas.

Por fim, se você quer dar um toque único com decoração manual, o macramê é um ótimo acessório. Normalmente, o processo criativo é livre e intuitivo, que resulta em formas e jogos de cor variados e únicos.

Sugestões para você adotar o macramê em sua casa:

Vaso de cerâmica com suporte de macramê de algodão cru, ideal para vasos pequenos e médios:

Macramê de parede, feito com algodão ecológico reciclado:

Luminária e acessório de cortina em macramê trançada, feita artesanalmente com algodão cru e argola de madeira:

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Back to top