Manutenção do exaustor: como deixar esse eletrodoméstico brilhando como novo -

Manutenção do exaustor: como deixar esse eletrodoméstico brilhando como novo

Como e com qual frequência limpar o exaustor. Foto: Curtis Adams/ Pexels

Como limpar o exaustor do seu fogão? Se você é um cozinheiro regular, deve lavar essa parte do fogão pelo menos uma vez por mês.

Seu exaustor tem um lugar no camarote para sujeira – ele fica logo acima do seu fogão e geralmente recebe respingos de suas panelas e frigideiras, levando ao acúmulo de gordura e outras sujeiras pegajosas.

Como e com qual frequência limpar o exaustor. Foto: Curtis Adams/ Pexels
Como e com qual frequência limpar o exaustor. Foto: Curtis Adams/ Pexels

Com o tempo, a matéria alimentar pode simplesmente ficar endurecida nas superfícies internas e externas do exaustor e tornar-se difícil de remover. A boa notícia é que deixar seu exaustor impecável é simples quando você estabelece uma frequência de limpeza e segue estas dicas úteis.

Desligue e remova as grelhas e filtros.

A ventilação do seu exaustor serve a um propósito importante, diz Ron Shimek, presidente da Mr. Appliance, uma empresa dos Estados Unidos, que é remover o excesso de calor e umidade de sua cozinha para maior conforto e controle de temperatura.

“Para manter o sistema de filtragem da sua cozinha em perfeitas condições, limpe periodicamente o exaustor”, observa ele, acrescentando que lavar as partes internas do eletrodoméstico, como as pás do ventilador, é uma parte necessária do processo. Para começar, você deve desconectar sua unidade ou desligar o disjuntor que alimenta a ventilação.

Veja também:

“Depois, retire os filtros de gordura”, diz. “Você deve conseguir alcançar as pás do ventilador de lá e limpá-las com um pano úmido ou esponja e um desengordurante.” Como sempre, certifique-se de seguir o guia do fabricante para um cronograma de limpeza preciso, que, segundo Shimek, pode variar de um a três meses.

“Tudo isso depende de quantas vezes você cozinha em casa”, acrescenta. “Se você é alguém que cozinha diariamente, é melhor limpar o exaustor mensalmente para evitar acúmulo. Se você cozinha pouco, geralmente é seguro dizer que deve fazer uma limpeza profunda a cada três meses.”

Limpe o exterior.

O exterior do seu exaustor também vê muita sujeira, desde fumaça e odores de cozinha até respingos do fogão. E, infelizmente, é aqui que você provavelmente notará acúmulos e manchas. “O exaustor geralmente tem camadas de gordura ou sujeira depois de cozinhar todos aqueles belos jantares em família”, afirma Christine Trefethen, especialista doméstica residente da Therapy Clean.

Veja também:

Para limpar o exterior, a Trefethen sugere o uso de uma mistura de água e sabão neutro, que deve auxiliar no processo de desengorduramento. “Basta encher um frasco de spray com água morna e algumas gotas de detergente”, diz ela. “Sempre certifique-se de usar uma toalha de microfibra, seguindo o sentido do aço inoxidável para obter os melhores resultados. Usar um movimento circular pode deixar arranhões na superfície.” E se água e sabão por si só não deixarem seu eletrodoméstico limpo? Trefethen sugere seguir a rota DIY com uma pasta de vinagre e bicarbonato de sódio.

Mergulhe as grelhas e filtros.

Não se esqueça de molhar as grelhas. “Ao limpar o seu exaustor, considere também embaixo – muitas vezes, esses complementos de eletrodomésticos têm grades com filtros embutidos – a maioria é de aço inoxidável”, diz Trefethen. “Removê-los é simples, assim como mergulhá-los em água morna e sabão para limpar tudo. Enxágue-os e coloque-os de volta.”

Esfregue os filtros com cuidado.

Às vezes, as grelhas e filtros precisam de mais do que uma imersão com espuma. Para manchas difíceis, experimente uma escova antiaderente para limpeza de panelas com cerdas macias – mas esfregue com cuidado e fique atento ao material, que pode não resistir a produtos de limpeza abrasivos ou a esse nível de gordura. Nesses casos, use um agente de limpeza mais suave (como um detergente de louça com um agente desengordurante) e um pano macio – e sempre use esponjas abrasivas ou esfregões em materiais como aço inoxidável ou madeira.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow