Máscara: 5 coisas que você precisa saber para limpar a sua -

Máscara: 5 coisas que você precisa saber para limpar a sua

As máscaras protetoras estão com pouca oferta e alta demanda, é mais importante do que nunca conservá-las. Mas com tantas informações disponíveis, pode ser difícil saber exatamente quais medidas tomar para garantir que você esteja usando sua máscara com segurança e eficácia.

Imagens: Reprodução

Por exemplo: Quanto tempo você pode usar uma máscara antes de tentar desinfetá-la?

De acordo com Jade Flinn, enfermeira educadora da Unidade de Biocontenção da Johns Hopkins Medicine, especializada em equipamentos de proteção individual (EPI), uma boa regra é tratar sua máscara como você trata suas roupas íntimas. “Eu sempre recomendo que você mude sua mascara como você muda de roupa íntima: diariamente”, diz ela.

Veja também:

Depois de tirar a máscara, o que você faz com ela? Isso depende do tipo de máscara que você está usando. Aqui estão algumas dicas da Flinn para limpar e higienizar suas diferentes máscaras faciais:

Você pode lavar na máquina as máscaras de pano e as bandanas, mas lave-as separadamente.

Você pode lavar máscaras de pano ou bandanas na máquina de lavar, mas Flinn sugere lavá-las separadamente das outras roupas. (Laços de cabelo ou outros elásticos podem ser jogados em uma bolsa de malha e lavados também.) Opte pela configuração mais quente na lavadora e na secadora e use detergente comum para as roupas de acordo com as instruções – essas precauções devem ser suficientes para matar os germes na sua máscara.

Outro ponto importante que Flinn enfatiza: esteja ciente das partes da máscara e não toque em nada depois do processo de remoção, higienização ou descarte.

Para desinfetar máscaras cirúrgicas e respiradores N-95, conte com o tempo.

A primeira coisa a ter em mente: sempre que possível, os respiradores N-95 e as máscaras cirúrgicas devem ser preservados para os profissionais de saúde que precisam muito mais deles. Se você possuir um dos dois tipos de máscara, poderá reutilizá-los conforme necessário, mas não jogue-os na lavanderia. Em vez disso, o tempo é a melhor maneira de higienizar uma máscara que você deseja reutilizar.

Flinn recomenda pendurar uma máscara contaminada para secar ou deixar a máscara em um saco de papel por 72 horas antes de usá-la novamente (esse é o período mais longo que o coronavírus vive em qualquer superfície).

Se você tiver mais de uma máscara em casa, é uma boa ideia revezar: enquanto uma máscara estiver descansando no saco de papel, use outra se precisar sair para fazer tarefas essenciais, então pegue um saco de papel novo e troque-as.

O papel é importante aqui, porque é um material respirável. Flinn diz que ouviu algumas pessoas deixando suas máscaras em sacos de plástico quando não estão sendo usadas, mas essa prática pode ter consequências negativas: “Os sacos de plástico são uma incubadora de qualquer fluido que esteja dentro da máscara”, diz ela.

Os raios UV do sol podem desinfetar máscaras?

Embora os raios UV possam eliminar patógenos tecnicamente – alguns centros de saúde usam equipamentos UV especiais para desinfetar máscaras – Flinn diz que não é uma boa ideia tentar higienizar sua máscara deixando-a ao sol. Isto é especialmente verdade para máscaras cirúrgicas e respiradores N-95. “Há um pedaço de espuma no nariz, que pode se desintegrar à luz do sol”, diz ela.

Você pode usar um vaporizador para higienizar uma máscara facial?

Um vaporizador pode ser uma ótima maneira de desinfetar algumas roupas, como lençóis, mas nem pense nele quando se trata da sua máscara. Segundo Flinn, teoricamente, o vapor pode ser eficaz na desinfecção de uma máscara, mas não é uma boa ideia no EPI.

Cada vaporizador é diferente e não há como saber se você está usando calor ou umidade suficiente para matar o vírus. Além disso, ela diz, as máscaras têm multicamadas e o vapor apenas penetrará na superfície. Lavar a roupa é uma maneira mais confiável de tirar o vírus de todas fibras das máscaras.

Quando é a hora de jogar fora uma máscara facial?

Alguns sinais de que sua máscara – cirúrgica, N-95 ou tecido – está pronta para ser jogada: se estiver visivelmente suja, se houver um desgaste óbvio nas fibras ou se alguma parte dela estiver danificada, incluindo as alças/elásticos das orelhas.

Na hora de descartar sua máscara, Flinn recomenda jogá-las em uma lata de lixo em sua casa. É melhor usar uma lata de lixo com tampa para evitar a contaminação se a lata for movimentada. Ou você pode simplesmente levá-lo para o lixo externo imediatamente. Como sempre, lave bem as mãos depois de entrar em contato com qualquer coisa que possa estar contaminada.

Veja também:

Veja também

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow