Mesa de centro: dicas de como escolher objetos para a decoração do móvel -

Mesa de centro: dicas de como escolher objetos para a decoração do móvel

Repleta de funcionalidade, a mesa de centro é um dos móveis essenciais nas salas de estar de casas e apartamentos, independente de tamanho.

Além da funcionalidade de apoio – quem não gosta de ter um espaço para repousar um copo ou uma bandeja que servirá um convidado? –, a mesa de centro é muito bem-vinda para agregar beleza por sua estética combinada com os itens escolhidos para decorá-la.

Veja também:

Mas como não errar na decoração da mesa de centro? Quais objetos são mais adequados para a exposição no móvel?

O momento de escolher os itens da mesa de centro pode ser considerado o mais pessoal de todos na decoração da sala de estar. Normalmente, é nela que estarão os livros preferidos, arranjos florais, objetos de design, obras de arte ou até mesmo aquela peça antiga, herdada da casa dos pais e avós. As possibilidades são infinitas e podem seguir caminhos que refletirão desde composições mais robustas até minimalistas, reverberando a essência e o estilo de vida do morador.

Proporção
Foto: Henrique Ribeiro

Uma das premissas é pautar as escolhas na proporcionalidade, respeitando a área disponível na mesa de centro. Para o arquiteto Renan Altera, objetos menores costumam funcionar melhor nessa composição. “Itens muito altos costumam não funcionar, pois é possível esbarrar e derrubá-los. Neste caso, é melhor optar por livros, revistas, plantas de pequeno porte, como as suculentas e cactos, além das velas aromáticas, que costumam funcionar muito bem”, explica. 

Disposição

O próximo passo é disposição e, para tanto, a recomendação é testar. “Eu gosto muito de experimentar. Com a seleção em mãos, costumo dizer que é muito agradável simular os efeitos que cada uma das peças oferece. Assim, nosso olhar consegue definir a combinação mais afinada para a mesa”, revela a arquiteta Karina Korn.

Veja também:

Os profissionais são enfáticos em afirmar que a decoração não deve apenas compor, mas sim revelar a identidade de quem habita o lugar. De forma geral, objetos que fazem parte do acervo pessoal devem ser usados à medida que estejam de acordo com os tons empregados no décor, estética e dimensões.

Foto: Eduardo Pozella
Estilos e tendências

Ambientes clássicos pedem mesas de centro mais sóbrias. Nestes casos, uma composição com vasos de cristais, flores, livro de arte e objetos vintage, que estejam na família por anos, costuma resultar em uma decoração elegante e primorosa. 

Foto: Marco Tiê

Já os espaços mais contemporâneos e modernos permitem que o profissional de decoração ‘brinque’ mais com os elementos.

Foto: Eduardo Pozella

Entre as tendências para as mesas de centro estão as pequenas caixas organizadoras de madeira e os cordões decorativos produzidos em materiais naturais como cordas e discos de madeira. “O interessante desse espaço é que ele fique de acordo com a sua expectativa, a sua cara. Na minha casa, eu sempre mudo as coisas na mesa de centro, troco por outras que estão guardadas ou substituo quando trago algo especial de uma viagem. Mudo tudo de lugar, gosto dessa troca de energia”, finaliza Karina.

Foto: Leandro Moraes
Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow