Qual é o melhor lugar para colocar a TV na sala de estar?

Confira fotos de belos espaços decorados e você perceberá uma coisa: nenhum desses lugares possui televisão. Na realidade, pode ser que haja um designer ou estilista que removeu a TV por causa da foto – ou melhor ainda, o designer a escondeu de maneira inteligente.

“Embora a TV de hoje continue a ficar mais tecnológica, infelizmente está ficando maior”, explica a designer de interiores Melissa Rufty, de Nova Orleans, EUA, sobre os desafios que essas peças representam.

+ Cinema em casa: 8 dicas de expert para acertar na iluminação da sala de TV

+ 7 erros de posicionamento de TV plana que você pode estar cometendo. Confira!

+ Siga essa fórmula simples para comprar a TV certa para a sua casa!

Crédito: Lauren Pressey

“Aquele velho ditado ‘quanto maior, melhor’ nunca é boa notícia para um designer quando se trata de TV. Para piorar as coisas, também estamos vendo mais pedidos de TVs em todos os cômodos, não apenas no escritório. Então, recebemos para sermos criativos na maneira como as ocultamos, especialmente nos espaços mais formais de uma casa.”

Na sala de estar conectada ao jantar, a arquiteta Marina Carvalho explorou as costas do sofá para instalar um buffet que organiza os itens utilizados pelos moradores |Fotos: Evelyn Müller
Arquiteta Marina Carvalho |Fotos: Evelyn Müller

Em vez de lutar contra o que fazer com a TV em sua sala mais utilizada, aqui estão algumas maneiras pelas quais os designers recomendam mantê-la inteiramente fora da vista (ou muito bem escondida).

Crie um nicho na parede.

“Com as TVs mais novas e menores, abriremos um nicho na parede para que a TV fique camulfada”, diz Rufty. “Isso possibilita várias opções para ocultá-lo. Ao criar o nicho nivelado para a TV, a parede pode ser usada como uma parede de arte quando os painéis estão fechados.

Na sala de estar integrada com a varanda, as arquitetas Ieda e Carina Korman, do Korman Arquitetos, investiram em um rack no tom Very Peri, que trouxe a contemporaneidade buscada para a morada do jovem casal. A TV foi apoiada em uma prateleira, instalada de ponta a ponta na parede | Foto: JP Image
Arquitetas Ieda e Carina Korman, do Korman Arquitetos | Foto: JP Image

Usei telas asiáticas nas dobradiças e uma série botânica emoldurada montada em painéis dobráveis ​​para esconder a TV”. Para uma instalação recente de um cliente acima de uma lareira de pedra, ela usou um painel de parede arquitetônico antigo – colocado em um sistema de elevador e controlado por controle remoto – como disfarce.

Incorpore a televisão na parede da sua galeria.

A designer de interiores Elizabeth Stuart diz: “Pessoalmente, gosto de esconder as TVs à vista de todos. Elas podem ser montadas em uma parede com obras de arte ao redor e acabam se parecendo com a própria arte.”

O uso de LED na marcenaria dos móveis planejados tornou-se sucesso entre arquitetos e designers de interiores nos últimos tempos. No projeto da pequena sala de estar realizado pela arquiteta Marina Carvalho, a parede e o rack foram compostos pelo painel ripado. A delicadeza da iluminação foi embutida na prateleira superior que acompanha todo o perímetro da parede |Fotos: Evelyn Müller
Arquiteta Marina Carvalho |Fotos: Evelyn Müller

Além disso, uma tendência recente no design de TV se adapta bem a isso: TVs específicas vêm com um “modo de arte” e moldura personalizável para montar rente à parede. Portanto, quando não estiver em uso, você pode optar por exibir uma imagem estática que combine com a decoração da sua casa.

Revestida de tijolinhos cerâmicos, a parede principal da sala de estar evoca um quê rústico ao ambiente, enquanto as prateleiras feitas em marcenaria colaboram com a sensação de amplitude. As plantinhas, os quadros apoiados e o cantinho do home office, com uma poltrona de pés palito. Essas escolhas compõem o projeto realizado pela dupla de arquitetas Fernanda Mendonça e Bianca Atalla, do Oliva Arquitetura| Foto: Daniel Lee
Arquitetas Fernanda Mendonça e Bianca Atalla, do Oliva Arquitetura| Foto: Daniel Lee
Esconda a TV dentro de sua mobília.

Por fim, em vez de esconder sua televisão em móveis volumosos, como um grande armário, Stuart recomenda o uso de um console personalizado. “Eu tenho um lindo console francês e o customizei para segurar a TV de forma que fique completamente oculta, e você nem consegue perceber que está lá”, diz ela.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Quer ver mais notícias como essa? Então, confira em nossas matérias:

+ 4 passos para transformar a TV velha em uma cama de gato vintage

+ Sala de TV: 5 dicas de iluminação para um ambiente mais aconchegante

+ Como guardar dinheiro para viajar? Veja 5 dicas para realizar seu sonho!

Back to top