Nova tecnologia gratuita calcula emissão de carbono em uma construção. Conheça ferramenta! -

Nova tecnologia gratuita calcula emissão de carbono em uma construção. Conheça ferramenta!

Ferramenta calcula a pegada de carbono de uma construção do começo ao fim. Foto: Divulgação/Trimble

Com o objetivo de calcular as emissões de carbono em diferentes fases de uma construção, a Trimble Inc. acaba de firmar uma parceria com o One Click LCA. Combinando a funcionalidade com o software Tekla da Trimble, as duas empresas facilitam o projeto e a construção das estruturas de baixo carbono que são urgentemente necessárias na corrida para zero emissões. Com os dois softwares será possível fazer a análise de emissões desde os projetos iniciais até a construção concluída.

A combinação de dados do software Tekla com o One Click LCA e seu extenso banco de dados de Declarações de Produtos Ambientais (EPD) permite que as emissões de carbono incorporadas de materiais em um projeto — cada porca, parafuso ou vergalhão, por exemplo — sejam calculadas para todo o seu ciclo de vida. Os usuários do Tekla terão acesso a uma ferramenta de avaliação de carbono, One Click LCA, em uma configuração integrada com a plataforma do software da Trimble, que será gratuita até o final de 2021.

Ferramenta calcula a pegada de carbono de uma construção do começo ao fim. Foto: Divulgação/Trimble
Ferramenta calcula a pegada de carbono de uma construção do começo ao fim. Foto: Divulgação/Trimble

Os elementos estruturais são responsáveis por até 70% da pegada de carbono incorporada a um edifício, tornando a redução das emissões de carbono de qualquer projeto estrutural crítico nas emissões Race To Zero (Corrida Zero), conforme descrito nas metas da Conferência de Mudanças Climáticas da COP26.

Veja também:

Jari Heino, vice-presidente e gerente-geral de Estruturas da Trimble, afirma que a construção sustentável em breve não será mais uma escolha, mas um pré-requisito. “A gestão do desempenho de carbono fará parte da engenharia de valor no futuro. O Tekla Structures já ajuda a minimizar o desperdício do material e reduzir o retrabalho”. Heino completa que as integrações com um software de avaliação automatizada do ciclo de vida, como o One Click LCA, vai possibilitar que os clientes usem os dados para calcular a pegada de carbono em qualquer fase do projeto, com o fornecimento de declaração final precisa às autoridades.

Veja também:

“Essa colaboração capacita engenheiros estruturais, fabricantes, empreiteiros e outras partes interessadas a descarbonizar sistematicamente e efetivamente seus projetos”, aponta Panu Pasanen, CEO da One Click LCA. Os dados de avaliação de carbono e ciclo de vida, frisa ele, são essenciais para reduções de carbono, especificando soluções de custo e carbono-ideais e alcançando a conformidade regulatória e de certificação.

O One Click LCA pode ser usado para calcular o impacto ambiental para que os projetos cumpram com BREEAM, LEED, DGNB e mais de 50 outros esquemas de certificação, normas e requisitos. Os dados, acrescenta Pasanen, também podem ser combinados com informações de outras disciplinas de projeto.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br


Veja também:

+ Marília Gabriela fala sobre morar em Portugal
+ Filha do cantor Leonardo exibe bumbum gigante ao posar de biquíni em praia do Ceará
+ Veja as 10 scooters mais vendidas no Brasil
+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021
+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias
+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano



arrow