O poder de transformação do papel de parede: veja ideias de decoração

O poder de transformação do papel de parede: veja ideias de decoração

O poder de transformação do papel de parede: veja ideias de decoração

Em seus cinco séculos de existência (sim, ele existe há quase o mesmo tempo que o Brasil), o papel de parede teve momentos de glória e de repúdio. Mas nunca saiu totalmente de cena. Os vitorianos eram obcecados por ele e cobriam cada parede e teto à mostra com o material. Tanto que frequentemente acabavam envenenados com arsênico (ingrediente comum até o século 19). Mais tarde, o arquiteto Le Corbusier, que odiava papel de parede, decretou que todos deveriam pintar suas paredes de branco e por fim ao item.


• Papel de parede: arquiteta ensina a escolher o tipo ideal para sua casa
• Papel de parede na sala: 20 ideias para mudar sua decoração
• As 8 maiores tendências de decoração de 2020 para sua casa
• Jesus Shoes: Tênis com água benta custam mais de R$13mil

Muita bagunça? Aprenda o pulo do gato para organizar casa em 2020

Mas hoje em dia lá vem ele de novo, com a popularidade lá no alto. O papel de parede pode transformar completamente sua casa e seu ambiente, porque tem um efeito poderoso. “Ele cria um mundo à parte. Quando você entra em uma sala com um belo papel de parede, é transportado para aquele mundo que ele retrata”, diz a designer Georgia Tapert Howe ao Los Angeles Time.

Veja ideias de decoração com papel de parede e dicas para usá-lo:

1. Local

In a small bar area in her Westport, Conn., modern farmhouse project, Lauren Rasken of Lauren A. Balkan Designs instaled Cole & Son’s beloved Fornasetti cloud wallpaper.
Em uma área pequena para bar, Lauren Rasken do Lauren A. Balkan Designs instalou papel de parede de nuvens em tons de cinza (Jenny Norris)

Apaixonar-se por um papel de parede é uma coisa. Mas decidir onde instalá-lo é outra completamente diferente e bem mais desafiadora. Cubro um cômodo inteiro com ele ou só uma ou até meia parede? Uso na sala de jantar ou na de estar?

7 truques de decoração para aumentar a sala em apenas 10 minutos
3 tendências de decoração da sala que estão desaparecendo
Sala pequena: o maior erro de decoração que você deve evitar

A designer Sarah Sherman Samuel diz que gostar de aplicar em áreas com luz natural limitada. “Corredores, lavanderias e escritórios, onde geralmente não há janelas”, explica. “A luz do sol ilumina as paredes, mas quando você não a tem, o papel de parede cumpre esta função”.

Além disso, ambientes sem luz natural tendem a ser menores, o que possibilita opções mais ousadas de papel de parede. “Você pode ousar porque vai ficar lá por poucos minutos”. Além disso, pode inovar sem gastar tanto, por ser menor e demandar menos material.

A guest room in Santa Monica by Georgia Tapert Howe done up in leopard wallaper from Hygge and West.
Quarto de visitas com papel de parede com estampa de leopardo por Georgia Tapert Howe  (Sam Frost)

Deve usar estampa que não enjoa?

Quando se trata de uma parede mais chamativa, aquela velha máxima de que precisa colocar uma estampa para não enjoar é coisa do passado. Você pode usar em uma parede específica, atrás de uma estante ou no teto.

Papel de parede também quase sempre é sucesso no quarto das crianças. Coordenar pintura com papel de parede é um excelente truque.

Escolhendo o papel de parede

Sempre peça amostras. Pegue um rolo inteiro, inclusive, para ver como a estampa se repete. Um pedaço pequeno tem uma flor, mas um maior pode ter 700 e ser demais.

O tamanho do ambiente também é um ótimo filtro. Geralmente, cômodos maiores requerem uma estampa grande. Fica estranho se for muito pequena. Já cômodos menores funcionam com maior variedade de designs.

 

Drop It Modern’s Shape Shifter wallpaper in a West Side L.A. guest bedroom by Sarah Sherman Samuel.
Formas modernas no papel de parede do quarto por Sarah Sherman Samuel (Jessie Webster)

Mais do que estampa: texturas e brilho

Um papel de parede vai além da estampa. Ele pode ser “liso”, mas conferir diferentes texturas ao ambiente. Mais perene, as opções que imitam fibras naturais dão um ar minimalista e são queridinhas dos designers.  “Dá certo em qualquer lugar”, diz Tapert Howe.

 

Grass cloth wallpaper
Este papel de parede que imita fibras naturais ficou perfeito em quarto de visita. Mas ele vai bem em qualquer ambiente (Sam Frost)

Meça mil vezes

Ter um instalador com experiência é tão importante como escolher bem o papel de parede. Além disso, eles podem ajudar a comprar a quantidade certa com uma visita ao local. Tem muito espaço para erro.

Pink agate wallpaper designed by Sarah Sherman Samuel lines the walls in a Palm Springs guest bedroom.
Papel de parede com estampa de ágata rosa em quarto de visitas (Sarah Sherman Samuel)

7 ideias fáceis e baratas de decoração do quarto em casa alugada

Home office no quarto: 9 ideias simples para montar seu bedroom office




arrow