O que é hygge? Conheça esse conceito de decoração (e de vida) que é tendência em 2021 -

O que é hygge? Conheça esse conceito de decoração (e de vida) que é tendência em 2021

Hygge é um conceito de decoração contemporânea que preza pela criação de ambientes aconchegantes e confortáveis, perfeitos para quem gosta — ou precisa — passar mais tempo em casa

Tudo muito bonito, tudo muito bom, mas o que significa hygge?

Hygge é palavra (e uma filosofia de vida) de origem dinamarquesa que não tem uma tradução direta para o português, mas palavras e conceitos como “conforto”, “aconchego” “bem-estar”, “desfrutar o presente” ou “criar intimidade consigo mesmo” podem ser algumas boas definições para o que é hygge. E não podemos dizer que esta forma de encarar a vida não tem dado certo: desde 2012, a Dinamarca ocupa o topo do ranking de percepção de felicidade.

Veja também:
Tá, e o que isso tem a ver com decoração?

hygge surgiu como uma forma dos dinamarqueses sobreviverem ao frio, ao tédio à escuridão e à mesmice do dia a dia. Ele se manifesta como uma reação sentimental em relação às coisas e a forma como aproveitamos o nosso tempo. Se passamos a maior parte do tempo em nossa casa, então a decoração desses ambientes tem influência direta na forma como nos sentimos e expressamos. Por isso o hygge vem ganhando espaço na decoração contemporânea.

Gostei! Tem algumas dicas para hyggar a minha casa?

Mas é claro! Vamos a elas:

1. Foco no conforto

O conforto é algo fundamental nessa forma de decoração, acima de aspectos como beleza e praticidade. Uma boa maneira é investir em móveis e elementos de decoração. Um sofá mais fofinho, travesseiros, almofadas, edredons para os dias mais frios, todos esses elementos ajudam a criar um ambiente mais relaxante e confortável.

2. Iluminação é tudo
Foto: Franziska Gabbert/dpa

Os dinamarqueses acendem mais velas do que qualquer outro povo europeu, e não é difícil entender o porquê. As velas fornecem uma iluminação suave e quente, difícil de ser reproduzida artificialmente. Essa atmosfera criada é um convite para socializar ou relaxar. Sim, velas funcionam melhor para dias e lugares mais frios, mas também podemos aproveitar seus benefícios utilizando óleos essenciais, incensos ou difusores de aromas. Além disso, vale dar uma atenção especial às lâmpada, trocando as frias luzes brancas por luzes mais quentes.

3. Texturas sim!
Foto: Franziska Gabbert/dpa

hygge procurar misturar materiais, texturas e padrões, tanto nos móveis quanto nas paredes, para adicionar mais personalidade a sua casa. O único cuidado a ser tomado é que a combinação de todos esses elementos diferentes não se torne conflitante ou distrativa.

4. Cores neutras, por favor
Foto: Franziska Gabbert/dpa

O esquema de cores hygge deve ser pensado para trazer uma atmosfera de relaxamento, harmonia e paz. Por isso a preferência por uma paleta de cores mais neutras. Tons pastéis, como cinza, marrom ou creme, ou tons quentes menos saturados, são uma boa pedida.

5. Livros e mais livros

Os livros como elemento de decoração são muito valorizados no hygge. Por isso, invista em estantes e prateleiras com os seus livros preferidos à mostra. Além, é claro, de eles serem os melhores companheiros para passar um tempo.

6. Nostalgia

Para a criação de um ambiente verdadeiramente hygge, é importante que ele traga à lembrança os bons momentos vividos por você. Então, nada melhor do que selecionar as suas melhores fotos de família, aquelas lembrancinhas de viagem ou qualquer outra coisa que te traga uma boa memória e utilizar na decoração.

Ainda que no Brasil não tenhamos o frio dinamarquês, em tempos de pandemia o hygge é uma ótima forma de você se reconectar com sua casa.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow