Hygge é um conceito de decoração contemporânea que preza pela criação de ambientes aconchegantes e confortáveis, perfeitos para quem gosta — ou precisa — passar mais tempo em casa

Tudo muito bonito, tudo muito bom, mas o que significa hygge?

Hygge é palavra (e uma filosofia de vida) de origem dinamarquesa que não tem uma tradução direta para o português, mas palavras e conceitos como “conforto”, “aconchego” “bem-estar”, “desfrutar o presente” ou “criar intimidade consigo mesmo” podem ser algumas boas definições para o que é hygge. E não podemos dizer que esta forma de encarar a vida não tem dado certo: desde 2012, a Dinamarca ocupa o topo do ranking de percepção de felicidade.

Veja também:
Tá, e o que isso tem a ver com decoração?

hygge surgiu como uma forma dos dinamarqueses sobreviverem ao frio, ao tédio à escuridão e à mesmice do dia a dia. Ele se manifesta como uma reação sentimental em relação às coisas e a forma como aproveitamos o nosso tempo. Se passamos a maior parte do tempo em nossa casa, então a decoração desses ambientes tem influência direta na forma como nos sentimos e expressamos. Por isso o hygge vem ganhando espaço na decoração contemporânea.

Gostei! Tem algumas dicas para hyggar a minha casa?

Mas é claro! Vamos a elas:

1. Foco no conforto

O conforto é algo fundamental nessa forma de decoração, acima de aspectos como beleza e praticidade. Uma boa maneira é investir em móveis e elementos de decoração. Um sofá mais fofinho, travesseiros, almofadas, edredons para os dias mais frios, todos esses elementos ajudam a criar um ambiente mais relaxante e confortável.

2. Iluminação é tudo