O que é melhor para limpar a casa: vinagre ou água sanitária? -

O que é melhor para limpar a casa: vinagre ou água sanitária?

No ano passado, fomos todos forçados a reavaliar nossa relação com os desinfetantes, para enfrentar o fato de que às vezes “natural” não é o caminho a percorrer. Até o mais resistente entre nós começou a estocar água sanitária.

Ter uma boa quantidade de água sanitária nos fez sentir como se tivéssemos algo ao que recorrer para manter a família segura. 

Mas isso não significa que você precisa abandonar o confiável vinagre branco e a solução de limpeza com água. Veja, tanto água sanitária quanto vinagre têm lugar em qualquer estoque de limpeza. Eles não são intercambiáveis. Isso ocorre porque há uma diferença entre limpar e desinfetar, e você precisa de produtos diferentes para ambas.

Veja também:

(A propósito, vinagre e água sanitária nunca devem ser usados ​​juntos. Quando combinados, eles produzem gás cloro mortal.)

A diferença entre limpar e desinfetar

Limpar significa remover poeira, detritos e sujeira – e sim, alguns germes – da superfície. Desinfetar significa matar germes. Para ser mais específico, desinfecção se refere a produtos que “matam praticamente tudo” em uma superfície.

A diferença entre vinagre e água sanitária

O vinagre é ótimo para limpar. É um ácido suave, então ajuda a quebrar a sujeira, especialmente depósitos minerais deixados pela água dura. E embora o vinagre tenha “propriedades desinfetantes”, o que significa que ele mata alguns patógenos sob certas condições e pode inibir o crescimento de algumas bactérias, especialmente aquelas que são transmitidas por alimentos, não é um desinfetante registrado.

Água sanitária é ótima para desinfetar.

Um desinfetante registrado, por definição, mata 99,9% dos germes com os quais entra em contato, em cinco ou dez minutos após o contato. Em contraste, os germes que o vinagre mata frequentemente precisam de meia hora de contato para serem afetados.

Portanto, a resposta à pergunta titular é vinagre. O vinagre é melhor para limpar. Mas isso porque a água sanitária não se destina à limpeza, mas sim à desinfecção.

E, por falar nisso, se você quiser usar água sanitária para desinfetar, certifique-se primeiro de que a área que deseja tratar esteja limpa (e enxágue bem, se você usou vinagre!). Sujeira e materiais orgânicos podem tornar os desinfetantes menos eficazes.

Veja também:

Foto: Sarah Crowley

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow