Objetos decorativos: aprenda a transmitir sua personalidade no decor -

Objetos decorativos: aprenda a transmitir sua personalidade no decor

Neste projeto da arquiteta Marina Salomão, as molduras escuras dos quadros apoiados no aparador e bancada suspensa contrastam com o tom claro da madeira presente em todos os móveis e o efeito ripado, que reveste parede e porta camuflada | Foto: Sidney Doll

Criar um ambiente que transmita a personalidade dos moradores e que, ao mesmo tempo, seja aconchegante e harmonioso é, certamente, um dos pilares da arquitetura de interiores. Portanto, merece uma atenção mais do que especial. Ao planejar um espaço, é fundamental apostar em objetos decorativos que remetam aos gostos e universo particular de quem habita o imóvel com itens que transmitam sentimentos.

No olhar da arquiteta Marina Salomão, não há nada melhor do que trazer a identidade da casa para as peças escolhidas para decoração, ou seja, eleger objetos decorativos que transmitam felicidade e boas recordações. “Se eu identifico que meus clientes têm paixão pela leitura, já levo comigo a importância de incluir no projeto uma estante para a exposição do acervo e, junto aos livros, compor com objetos e uma luminária, por exemplo”conta.

Veja também:

Pensando em tornar essas escolhas mais fáceis, a profissional reuniu algumas dicas e inspirações de espaços com diferentes estilos de decoração. Confira!

Dicas para encontrar o melhor layout

Na hora de escolher os objetos decorativos para os diferentes cômodos da casa, é importante atentar-se às dimensões. Em linhas gerais, em um ambiente mais estreito a arquiteta recomenda peças mais finas e compridas, como um espelho, uma vez que ele consegue contribuir com a sensação de extensão, além de oferecer charme e elegância. “Mas quando encontro uma parede livre, gosto muito de abusar no décor e apostar em uma composição de quadros, o famoso gallery wall”, comenta Marina.

Uma decoração que enaltece os tons de azul: na parede, um gallery wall ocupou o espaço livre, proporcionando originalidade à área dedicada para a sala de jantar | Foto: Sidney Doll

Neste outro exemplo, a parede do lavabo foi revestida com um espelho de ponta a ponta. Nos detalhes, a arquiteta Marina Salomão também incluiu uma fotografia emoldurada e a delicadeza do vaso de murano para o arranjo floral | Foto: Sidney Doll

Cuidados na hora de decorar uma casa com criança e/ou animais de estimação

Não deixar peças mais delicadas e bebidas alcóolicas em altura acessível, pintar as paredes com tintas laváveis, evitar o uso de tapetes que sujem com facilidade e não trazer plantas que podem ser tóxicas para dentro de casa são algumas recomendações elencadas pela arquiteta Marina Salomão, que cooperam tanto na segurança dos pequenos, quanto na organização e manutenção dos ambientes. “Não é algo impossível de fazer. Com alguns pequenos toques, podemos conciliar os dois mundos: um layout bonito e, ao mesmo tempo, protegido”, explica.

Neste quarto projetado para duas crianças, a estante ocupa toda parede lateral e armazena os brinquedos, deixando o cômodo mais organizado. No centro, um círculo vazado que pode servir como um cantinho de leitura | Foto: Sidney Doll

Itens funcionais e super oportunos

Seguindo aquele ditado de que “dica boa é dica compartilhada”, a arquiteta reuniu alguns itens que são indispensáveis na hora de escolher os objetos e que ainda podem cooperar, e muito, para deixar os ambientes funcionais e aconchegantes.

– Mesa lateral: a peça pode ser útil em vários pontos da sala de estar e não só ao lado do sofá – contanto que seja leve. Ela pode servir, por exemplo, como apoio para drinks –  quando o morador recepcionar convidados –, como também ser um suporte útil para um cantinho de leitura. “Expandindo horizontes, a mesinha pode funcionar até em uma cozinha pequena, quando a bancada estiver ocupado. É um item relevante”, pontua a profissional.

Mesinha lateral em sua posição clássica, ao lado do sofá. Com objetos de decoração dispostos, em ocasiões oportunas o morador pode explorar outras possibilidades | Foto Sidney Doll

– O segundo item são as bandejas, item de muito sucesso na decoração por sua versatilidade. Podem ser colocadas em aparadores, carrinhos de bar e, se a casa dispuser de uma adega ou frigobar, também é relevante considerá-la nessas situações. Para a composição, Marina revela a liberdade de mesclar com vasos, bebidas, taças, ou até mesmo com bowls de aperitivos, facilitando no dia a dia.

Neste projeto de área gourmet assinado por Marina Salomão, a bandeja foi disposta na parte superior da bancada onde foram incluídos o frigobar e a adega de vinhos. Na ocasião, serve como suporte as taças | Foto: Sidney Doll

– A profissional também indica “usar e abusar” das almofadas, grandes aliadas no quesito comodidade, como também para favorecer identidade ao projeto. “Se o intuito é destacar um ambiente mais descontraído, um cantinho no chão, com várias almofadas coloridas dispostas, auxilia na conquista desse mood leve que adoramos em nossas casas”aconselha. Aos mais comedidos, o sofá configura-se como o ponto para disposição de versões mais discretas. “Seja como for, a decoração precisa ser aconchegante e perfeita para repor nossas energias”, completa.

Veja também:

– Por fim, Marina destaca o cabideiro como um item que segue em alta. “Ainda mais nos dias de hoje, a instalação no hall de entrada é providencial para pendurar bolsas e casacos, logo que chegamos em casa. Sem contar que encontramos modelos com designs tão charmosos! Eles são perfeitos para muitas demandas da vida cotidiana”finaliza.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow