Orégano: passo a passo completo de como plantar, cuidar e colher

Orégano: passo a passo completo de como plantar, cuidar e colher

Orégano

Forte aliado contra vírus e bactérias — e, sem dizer, delicioso —, o orégano é sempre uma boa pedida para se ter em casa. Por isso, confira a seguir o passo a passo completo sobre o plantio dessa hortaliça e descubra mais sobre seu cultivo.

Elemento essencial da gastronomia italiana, o orégano é uma hortaliça originária do Mediterrâneo, famosa por seu aroma perfumado e sabor inconfundível. Rica em antioxidantes e forte aliada contra vírus e bactérias, essa erva oferece uma série de benefícios à saúde. Mas, além disso, para a nossa sorte, são superfáceis de se cultivar em casa! Por isso, se você quiser ter sempre temperos frescos, para dar um toque especial à sua pizza, confira as dicas a seguir e descubra mais sobre o plantio dessa hortaliça.

Solo úmido e fértil

Orégano

Oréganos são plantas versáteis e famosas por sua resistência, já que prosperam até mesmo em solos mais pobres. Entretanto, elas costumam ter preferência por locais mais férteis e bem adubados. Além disso, também é importante manter o substrato sempre drenado e moderadamente úmido. Por fim, recomenda-se manter o pH do solo, de preferência, um pouco mais básico, variando entre 6 e 8.

Veja também:

+ Como cultivar verduras e legumes em vasos: 5 hortaliças para cultivar em casa

+ Pimenta biquinho: descubra dicas de como cultivar esse tempero em casa

+ Como cultivar manjericão em casa? Conheça 7 dicas de cuidado e manutenção

Quanto mais luz, melhor!

Tempero

Quanto mais luz sua planta receber, mais perfumada e saborosa ela ficará! Mas, como sempre, evite exageros! Embora prefiram climas quentes, essas hortaliças necessitam apenas de algumas horas diárias de exposição solar direta, para, assim, se desenvolverem fortes e saudáveis.

Como plantar orégano?

O plantio do orégano pode acontecer em uma série de locais diferentes, ou seja, você pode escolher qual método serve melhor para seu estilo de vida. Vasos, por exemplo, são ideais para apartamentos; já canteiros, para casas maiores ou, na falta de espaço absoluta, por que não um copinho biodegradável? Mas atenção, pois, nesse último caso, é preciso transplantá-la após o crescimento completo de pelo menos 4 pares de folhas.

Orégano

Entretanto, o plantio também pode ocorrer por meio de uma técnica chamada ‘estaquia’. Esse modo consiste na replicação de uma planta-mãe em um novo exemplar idêntico. Em outras palavras, basicamente clonagem. Legal, né?

Para isso, retire os ramos que tiverem cerca de 15 cm e, em seguida, remova as folhas do galho, exceto aquelas que estiverem mais próximas às extremidades. Depois, basta mergulhar o ramo (apenas a parte inferior) em um pouco de água e esperar criar raízes para, finalmente, plantá-la em seu local definitivo.

Veja também:

+ Hortelã: cultivar, colher e armazenar. Veja dicas de como plantar essa hortaliça tão versátil!

+ Alecrim: guia com tudo o que você precisa saber para plantar, colher, secar e armazenar

+ Você já pode comer a verdadeira pizza italiana em São Paulo

Como e quando colher?

Colheita

O momento que todos esperam! Você já pode realizar a colheita do seu pé de orégano quando ele tiver alcançado pelo menos 20 cm de altura e suas flores também podem se reaproveitadas como enfeites ou decoração de pratos.

Após a remoção, separe-as e, em seguida, deixe-as secando em um local, de preferência, escuro e bem ventilado. Sob as condições corretas, uma única planta pode prosperar por até 5 anos. Ou seja, hortaliças frescas todos os dias!

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow