Os tomates precisam ficar na geladeira? Descubra como armazenar da melhor forma! -

Os tomates precisam ficar na geladeira? Descubra como armazenar da melhor forma!

Os tomates ficam mais saborosos se estiverem em temperatura ambiente. Foto: PhotoMix Company/ Pexels

Tomates doces e suculentos têm a capacidade de transformar uma refeição. Quer a fruta seja fatiada e em camadas no pão, purê em um gazpacho ou em uma refrescante salada de verão, os tomates são uma delícia.

Embora não haja como negar seu fascínio, há confusão sobre como preservar adequadamente seu sabor e textura. Você deve refrigerar os tomates ou deixá-los no balcão? O método de armazenamento muda dependendo do seu nível de maturação? Para ajudá-lo a responder a essas perguntas, consultamos os especialistas.

Os tomates ficam mais saborosos se estiverem em temperatura ambiente. Foto: PhotoMix Company/ Pexels
Os tomates ficam mais saborosos se estiverem em temperatura ambiente. Foto: PhotoMix Company/ Pexels
Basicamente, tudo se resume à ciência.

Os tomates contêm uma enzima que reage a temperaturas frias e faz com que sua membrana celular se rompa, deixando você com uma fruta mole e farinhenta. “Você está essencialmente eliminando o sabor e a textura de um tomate quando o refrigera”, diz Gregory Lofts, vice-editor de alimentos da Martha Stewart Living, dos Estados Unidos.

Além disso, Lofts observa que os tomates absorvem muito rapidamente odores de outros alimentos na geladeira, o que pode degradar ainda mais sua qualidade e sabor. “Minha regra geral é nunca refrigerar um tomate fresco“, diz ele.

Veja também:

Se você comprar um tomate maduro ou verde, você deve armazená-lo em temperatura ambiente. “Os tomates são mais saborosos no pico de maturação e quando armazenados à temperatura ambiente”, diz Maddy Rotman, chefe de sustentabilidade da Imperfect Foods, nos Estados Unidos.

“Experimente comer um tomate frio e um tomate à temperatura ambiente, você verá que todo o sabor do tomate fica escondido quando está frio e você pode saborear toda a doçura quando está no ambiente.” Quanto tempo eles vão durar à temperatura ambiente depende de sua maturação – um tomate no pico de maturação deve ser comido imediatamente, enquanto tomates menos maduros se beneficiarão da atmosfera mais quente. Rotman diz para armazená-los com o caule para baixo até que estejam prontos para serem consumidos.

Veja também:

Se seus tomates estão prestes a amadurecer demais e você não quer perdê-los, Lofts diz que você pode mantê-los na geladeira por alguns dias para interromper o processo de amadurecimento. Nesse ponto, no entanto, você só deve usar os tomates para cozinhar, em vez de comê-los crus, pois eles já terão perdido muito sabor e textura.

Rotman diz que adora colocar tomates nesse contexto em molho vermelho, adicioná-los a uma pizza antes de assá-la ou jogá-los em uma assadeira com uma proteína ou outros vegetais. “Cozinhar tomates que foram para a geladeira é uma ótima maneira de evitar que sejam desperdiçados”, diz ela.

Se você está planejando comer apenas metade de um tomate, Anina von Haeften, cofundadora da Farm to the People, diz para guardar a outra metade na geladeira. Quando deixado no balcão, secará. “Se você planeja usar a outra metade no dia seguinte, o sabor e a textura não devem ser afetados”, explica ela. “Se você armazená-lo na geladeira, é melhor deixá-lo chegar à temperatura ambiente antes de usar.” Para guardar meio tomate, Rotman recomenda armazená-lo com o lado cortado para baixo em um recipiente e guardá-lo na geladeira.

Fonte: Martha Stewart

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow