Painéis ripados: saiba o que é e como incorporar na decoração da sua casa -

Painéis ripados: saiba o que é e como incorporar na decoração da sua casa

Se você busca uma solução de décor que leve mais estilo ao ambiente sem a necessidade de realizar grandes obras, a resposta pode estar nos painéis ripados, técnica de marcenaria que, como o nome diz, consiste na aplicação de ripas de madeira em uma superfície, criando efeito versátil e prático, com um acabamento impecável e capaz de mudar a aparência do projeto em pouco tempo.  

Adepta da técnica dos painéis ripados nos projetos, a arquiteta Roberta Iervolino Giglio aprecia por causa de seu acabamento impecável e costuma utilizá-los para as funções mais diversas. “Seja para criar um efeito de divisória entre ambientes, escondendo alguma porta ou móvel, ou simplesmente para levar ao décor um traço de elemento 3D, o resultado do ripado é sempre surpreendente e costuma agradar todos os clientes”, afirma.

Fotos: Thiago Travesso

Um dos maiores diferenciais dos painéis ripados é a sua multifuncionalidade. Segundo Roberta, eles são capazes de transitar pelos mais diversos estilos de decoração – desde o clássico até o contemporâneo – agregando à marcenaria um aspecto eficaz e delicado. Porém, sua singularidade vai muito além das funções estéticas. “Os ripados são muito indicados quando é preciso ventilar a parte interna de um móvel ou eletrodoméstico, como frigobar, por exemplo. São perfeitos para adegas”, sugere.

Veja também:

Outra possibilidade é empregar na parte detrás de racks que recebem eletroeletrônicos do home theater. Com uma ventoinha acoplada, contribui para que não aconteça danos com o aquecimento dos equipamentos de áudio e vídeo. “A solução também é eficaz para aparelhos que se conectam por meio de raios infravermelhos, já que os vãos permitem a conectividade, dispensando a abertura do móvel”, explica.

Tendência no décor, Roberta acredita que, pelo fato de se tratar de marcenaria, dificilmente os painéis ripados sairão de moda, pois consagraram-se como soluções atemporais para salas, cozinhas e quartos. Por meio do uso da madeira, principalmente em tonalidades leves, os ambientes ainda podem tirar proveito das sensações de conforto e aconchego.

Ademais, a durabilidade da matéria-prima não demanda manutenção – com exceção da higienização, indispensável para qualquer tipo revestimento. Para tanto, a limpeza deve ser realizada de forma leve, porém constante.

Atualmente, existem diversos modelos de painéis ripados: desde o mais estreito ao mais largo, com ripas preenchidas ou vazadas, além da perspectiva de serem colocados de diversas formas, cor natural ou com pintura.

Veja também:

Os ripados podem ser executados por marceneiros que realizam o projeto sob medida e segundo as especificidades do local. Entretanto, o mercado dispõe de formatos prontos, que podem ser adaptados.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Confira 8 dicas caseiras para acabar com o mau hálito do seu cão

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow