Paredes com bricks: tendência dos tijolinhos continua em alta e é sinônimo de modernidade -

Paredes com bricks: tendência dos tijolinhos continua em alta e é sinônimo de modernidade

O brick pode estar presente em áreas social e íntima. Neste projeto da arquiteta Júlia Guadix, a aparência marcante do tijolinho reveste a parede do home office |Foto: Guilherme Pucci

Personalidade, aconchego, ares mais despojados e rústicos (equilibrado na medida certa) são alguns dos atributos que os bricks adicionam aos projetos. Simulando o efeito do tradicional do tijolinho, esse elemento é versátil por reproduzir o material de maneira prática e tão fidedigna em todos os ambientes da casa.

Depois de ganhar o coração dos brasileiros, que compartilham com os profissionais de arquitetura o desejo de sair do óbvio, os bricks segue como tendência no décor. Todavia, com a diversidade de dimensões, acabamentos e efeitos, surge a dúvida: qual escolher?

O brick pode estar presente em áreas social e íntima. Neste projeto da arquiteta Júlia Guadix, a aparência marcante do tijolinho reveste a parede do home office |Foto: Guilherme Pucci
O brick pode estar presente em áreas social e íntima. Neste projeto da arquiteta Júlia Guadix, a aparência marcante do tijolinho reveste a parede do home office |Foto: Guilherme Pucci

Para arquiteta Júlia Guadix, do Liv’n Arquitetura, é preciso observar a ampla paleta de cores e materiais já especificados para o ambiente e só depois definir qual o modelo que fará mais sentido para a parede a ser revestida.

“Como a ideia é justamente agregar ao projeto essa semelhança com o tijolinho, gosto sempre de ressaltar para meus clientes que o brick também traz essa sensação e o visual de uma parede imperfeita”, revela.

Veja também:

No que diz respeito ao valor, no comparativo com o tijolo aparente, a profissional explica que dos bricks é, de fato, superior. Entretanto, em função da estética visual mais agradável e a espessura mais fina, a escolha vale a pena: levando em consideração que um tijolo comum apresenta 5 cm de espessura e o brick, 1 cm, essa diferença de 4 cm influencia positivamente no melhor aproveitamento dos ambientes. “Sem contar que, nem sempre, na obra, é possível ter o material construtivo em sua essência. Nessas horas, o revestimento entra em cena para fazer o seu papel”, adiciona.


Mostrando a versatilidade do brick, Júlia Guadix investiu na combinação entre a aparência do tijolinho e o lambri de madeira clara na parede da cabeceira |Foto: Guilherme Pucci

Paginação e Aplicação

Há diversas formas de paginação dos tijolinhos aparentes: a alinhada; alinhada na vertical; Dama, escama de peixe, diagonal e amarrada, entre outras, que podem ser escolhidas de acordo com a harmonização ao estilo decorativo.

Na questão prática, os bricks não demandam etapas e técnicas muito diferentes daquelas empregadas na aplicação dos tijolos aparentes. Como primeiro passo, a parede precisa apresentar o emboço seco e firme, além de não haver nenhuma gordura ou qualquer outro resíduo que possa prejudicar a aderência da argamassa na hora da colagem.

Veja também:

Como os tijolinhos são porosos, seu assentamento deve ser feito com cuidado para evitar que a argamassa venha a saltar, ficando evidente na parede. Caso isso aconteça, basta limpar, logo em seguida, com esponja úmida. “Para que esses e outros detalhes sejam seguidos à regra, é primordial considerar a contratação de profissionais especializados para contar com a segurança de uma fixação bem-feita, alinhada e com acabamento perfeito – lembrando que se tratando de um revestimento rústico, as imperfeições do material são o charme, mas a perfeição da instalação é fundamental”, orienta Júlia.

Cômodos

Multifacetado, o brick é muito bem-vindo em todos os ambientes, incluindo a área externa. Na sala de estar, por exemplo, pode constituir a parede que faceia a TV e o rack, propiciando mais charme e bem-estar. Pensando na cozinha, é muito comum que ele componha a parede da pia e dialogue com o estilo da bancada e da marcenaria.

No dormitório, seu uso pode, em um primeiro momento, parecer um tanto quanto ousado. Porém, em contexto bem equilibrado com a paleta de cores e os materiais, o brick evoca autenticidade na parede da cabeceira. E com o advento do home office, as características do tijolinho permitem uma ambiência séria, arrumada e perfeita para as horas do expediente e das reuniões online.


O brick é um dos elementos que integram o décor industrial, ‘quebrando’ a seriedade do cinza presente no cimento queimado | Foto: Guilherme Pucci

Vantagens

Assim como o tijolo tradicional, o brick tem algumas vantagens para o dia a dia dos moradores. Um desses pontos está relacionado ao conforto térmico, uma vez que a cerâmica retarda a propagação térmica, deixando o ambiente mais agradável. Além disso, auxilia no isolamento acústico, atenuando a intensidade dos ruídos externos que possam vir a incomodar.

No que diz respeito à resistência, mais um ponto positivo: a depender da textura, a durabilidade do brick é ampliada, aumentando a durabilidade e o tempo para manutenção e restauração. Se o tijolinho escolhido for de uma cor mais clara ou um tom suave, o elemento ainda pode reforçar a iluminação natural deixando o ambiente agradável.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow