Na hora de iluminar a casa, os pendentes estão entre as principais opções de compra dos clientes, em razão da versatilidade desse tipo de luminária.

Para contribuir na escolha do modelo ideal, de acordo com cada espaço, trazemos um guia prático sobre alguns pendentes dentre tantos modelos disponíveis no mercado hoje em dia:

Pendentes tornam a sala de estar mais elegante em projeto da arquiteta Isabella Nalon e da designer Sula Miranda|Foto de Emerson Rodrigues

Salas de Estar e TV

Os pendentes são ótimas opções para o centro da sala principal ou de TV, desde que sejam instalados acima da altura do olhar, para não atrapalhar a visão. Alguns modelos também podem ser colocados ao lado de poltronas, ou acima de mesinhas laterais, que além de ter efeito decorativo, também podem auxiliar nos momentos de leitura. A sugestão é pelas luzes de cor branco quente (2700K a 3000K) pois elas fornecem mais sensação de conforto.

Pendentes ao lado de sofás e acima de mesinhas laterais | Projeto da arquiteta Patricia de Mello | Foto de Emerson Rodrigues

Sala de Jantar

Um dos ambientes em que os pendentes são mais utilizadas são as salas de jantar. Além de trazer sofisticação, o pendente é um dos grandes protagonistas do espaço. Por se tratar de um local de socialização, as luzes aconchegantes são as melhores opções, assim, o melhor é optar por luminárias de temperaturas de cor branco quente (2700K a 3000K). Quanto ao modelo, o ideal é escolher o estilo que mais combina com os moradores! É possível tanto fazer um mix de pendentes menores, ou eleger uma peça única maior para dar destaque.

Pendente com led integrado em sala de jantar| Projeto do escritório Oliva Arquitetura | Foto de Emerson Rodrigues

Veja também:
Cozinhas americanas

No caso das cozinhas americanas, essas luminárias são muito bem-vindas, em razão de possuírem modelos com tamanhos mais enxutos, e de sua praticidade para o dia a dia. Normalmente, os pendentes são colocados acima da bancada de refeições e proporcionam uma atmosfera descontraída. (Essa mesma dica pode ser utilizada para varandas gourmet!).

Pendentes de estilo industrial no projeto da arquiteta Isabella Nalon e da designer Sula Miranda |Foto de Emerson Rodrigues

Cozinhas e áreas de serviço

Já no caso de cozinhas comuns ou lavanderias, apesar de não ser tão frequente encontrá-los, também podem ter um cantinho garantido com a inclusão de um modelo mais neutro para dar apoio à luz principal (geralmente de um plafon), para isso aposte em luzes de cor branco frio (igual ou acima de 5000K) ou branco neutro (4000K) para contribuir na atenção geral.

Veja também:
Banheiros e Lavabos

Em banheiros e lavabos, pequenos pendentes podem ser instalados nas bancadas para trazer mais personalidade para o ambiente. Para a área dos espelhos ou da pia, aposte no branco quente (2700K a 3000K) ou na cor branco neutro (4000K).

Uso de pendentes no lavabo e no quarto Projetos do escritório Oliva Arquitetura | Fotos de Emerson Rodrigues

Quartos

Por fim, nos quartos, que necessitam de aconchego e conforto, aposte em pendentes em cima das mesas de cabeceira, para uma leitura, por exemplo. Ou então, para quem prefere luzes gerais, aposte em modelos de iluminação indireta no centro do cômodo, para garantir tranquilidade e uma boa noite de sono. A temperatura de cor sugerida é a cor branco quente (2700K a 3000K).

Vitrine de pendentes
Foto: Divulgação/Yamamura

Foto de destaque: Projeto da arquiteta Luciana Ballio | Foto Emerson Rodrigues

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br