Pesquisa revela se é bom dormir com gato e cachorro. Veja em qual caso você se encaixa! -

Pesquisa revela se é bom dormir com gato e cachorro. Veja em qual caso você se encaixa!

Pesquisa revela se é bom dormir com animais de estimação. Foto: Meruyert Gonullu/Pexels

Você e seu animal de estimação se beneficiam de dormir juntos na cama. Os pesquisadores observam que “pode ​​haver um conforto psicológico significativo em ter seu animal de estimação por perto, o que pode ajudar a iniciar e manter o sono.”

Existe algo melhor do que abraçar um gato ou cachorro para tirar uma soneca? De acordo com a CNN, você e seu animal de estimação estão se beneficiando dessa rotina de sono compartilhada. “Em geral, é uma coisa muito boa para os animais dormirem com seu dono”, diz a Dra. Dana Varble, veterinária-chefe da Comunidade Veterinária da América do Norte.

Pesquisa revela se é bom dormir com animais de estimação. Foto: Meruyert Gonullu/Pexels
Pesquisa revela se é bom dormir com animais de estimação. Foto: Meruyert Gonullu/Pexels

O motivo? Esses animais de estimação normalmente têm um “nível de confiança mais alto e um vínculo mais estreito com os humanos que estão em suas vidas. É uma grande demonstração de confiança da parte deles”. Além disso, “cães e gatos que têm uma ligação mais estreita com seus humanos obtêm benefícios adicionais à saúde, incluindo aumentos nos neurotransmissores benéficos como a oxitocina e a dopamina, os hormônios do bem-estar”, acrescentou ela.

Por outro lado, alguns donos de animais de estimação são aconselhados a não dormir na cama com animais de estimação por causa de “micro-despertares”, que podem fazer as pessoas acordarem. “Os animais podem se mover, latir e interromper o sono. O sono em cães (e gatos) não é contínuo e eles inevitavelmente se levantarão e caminharão na cama, pisando nas pessoas. Toda essa atividade levará à fragmentação do sono”, disse o Dr. Vsevolod Polotsky, diretor de pesquisa do sono e professor do departamento de medicina da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins. Isso pode causar um problema, pois essas mini interrupções do sono “são perturbadoras porque o tiram do sono profundo”, disse Kristen Knutson, professora associada de neurologia e medicina preventiva da Feinberg School of Medicine da Northwestern University. “Eles têm sido associados à liberação do hormônio do estresse, o cortisol, que pode tornar o sono ainda pior.”

Veja também:

No entanto, os animais de estimação ajudam algumas pessoas a adormecer, e isso é verdade tanto para adultos como para crianças. “Pessoas com depressão ou ansiedade podem se beneficiar de ter seu animal de estimação na cama porque o animal é um grande travesseiro, um grande cobertor, e podem sentir que aquela criatura peluda e fofinha diminui sua ansiedade”, disse o especialista em sono Dr. Raj Dasgupta, professor assistente de medicina clínica na Keck School of Medicine da University of Southern Califórnia.

Um estudo de 2021 também mostrou que crianças que dormiam ao lado de um animal de estimação tinham padrões de sono semelhantes àqueles que não dormiam ao lado de seu amado gato ou cachorro. “Tudo isso sugere que ter animais de estimação na cama ou no quarto não é necessariamente ruim”, disse o Dr. Bhanu Prakash Kolla, especialista em medicina do sono do Centro de Medicina do Sono da Clínica Mayo. “Pode haver um conforto psicológico significativo em ter seu animal de estimação por perto, o que pode ajudar a iniciar e manter o sono.”

Michael Breus, psicólogo clínico, especialista em sono e autor de Good Night: The Sleep Doctor’s 4-Week Program to Better Sleep and Better Health, diz para tentar dormir com seu animal de estimação na cama por apenas algumas noites no início para garantir que não fique condicionado desde o início. Em seguida, você pode avaliar se esse estilo de sono funcionaria. “Os cães costumam ser bons para uma noite inteira, mas os gatos podem ser muito noturnos”, disse Breus.

Veja também:

Existem alguns fatores que os especialistas em saúde devem ter em mente antes de tentar esse método de sono. Aqueles que sofrem de insônia devem evitar dormir ao lado de um animal de estimação, como disse o Dr. Polotsky, “não necessariamente predispõe ou precipita a insônia, mas pode perpetuá-la”.

Além disso, o Dr. Dasgupta diz que as pessoas que vivem com asma devem reconsiderar essa ideia, mesmo que seu animal de estimação não se deite. “Eu digo a eles: ‘Sim, mas lembre-se, os alérgenos estão na saliva, estão na pele do cachorro. Então, você ficará exposto aos alérgenos por oito horas à noite e terá olhos lacrimejantes e nariz entupido. Isso, junto com o movimento do animal pode muito bem impedir que você durma bem ‘”, observou ele.

Caso contrário, “filhotes de cachorro ou cães que estão trabalhando com problemas de comportamento – pode não ser bom para eles dormirem com você”, disse o Dr. Varble. “Se você tem um cachorro com ansiedade, ensinamos que os canis são um espaço seguro”. E você precisa fornecer espaços seguros para outros animais de estimação também. “Eu trabalho com animais de estimação exóticos e muitos deles têm requisitos de saúde e segurança muito específicos, incluindo estar em um recinto fechado”, acrescentou o Dr. Varble. “Então, embora eu conheça pessoas que são muito próximas de seus furões e outros animais, eles precisam estar em seu recinto para sua saúde à noite. Esses não são animais que gostaríamos de ter na cama conosco.”

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br






arrow