Petúnias: 6 dicas para você virar um expert nos cuidados com essa flor -

Petúnias: 6 dicas para você virar um expert nos cuidados com essa flor

Cuidados e dicas para ter petúnias floridas em casa. Fotos: Pexels

Petúnias são uma das flores de jardim mais populares e você pode encontrá-las em quase todas as cores. Elas têm flores largas em forma de trombeta e folhagem ramificada que é peluda e um pouco pegajosa.

Dentro do gênero das petúniaa, há grande variedade e a maioria é vendida como híbrida: flores simples e duplas; pétalas eriçadas e lisas; cores listradas, raiadas e sólidas; hábitos de crescimento em monte e em cascata; e até mesmo alguns com fragrância.

Cuidados e dicas para ter petúnias floridas em casa. Fotos: Pexels
Cuidados e dicas para ter petúnias floridas em casa. Fotos: Pexels

Petúnias são plantas de crescimento rápido. Quando iniciadas como sementes, elas germinam e estão prontas para serem plantadas ao ar livre em cerca de 12 semanas, atingindo o tamanho máximo no final da primavera.

1. Cuidados com as petúnias

A principal estação de floração das petúnias é no verão, embora elas possam começar na primavera e se estender até o outono até que a temperatura caia. O calor extremo do verão também pode causar uma interrupção temporária da floração. Variedades de petúnia mais velhas normalmente precisam de desbaste (remoção de flores gastas) para que continuem florescendo. Muitas variedades mais novas não exigem o corte, embora ainda se beneficiem disso para maximizar suas flores.

Veja também:

As petúnias também exigirão rega e alimentação regulares durante toda a estação de crescimento (primavera ao outono). E eles podem apreciar alguma proteção contra condições climáticas extremas, o que pode envolver a mudança de plantas de vaso para uma área protegida ou a criação de uma cobertura temporária sobre os canteiros.

2. Luz

A maioria das variedades de petúnia prefere sol pleno, o que significa pelo menos seis horas de luz solar direta na maioria dos dias. Mas no calor do verão, sombra parcial (especialmente do sol forte da tarde) ajudará a mantê-las florescendo melhor.

3. Solo

As petúnias preferem um solo leve e fértil que proporcione boa drenagem. Elas podem tolerar uma variedade de tipos de solo, desde que sejam bem drenados. Além disso, eles gostam de um pH do solo levemente ácido.

4. Água

Como muitas flores, as petúnias não gostam de ficar secas por longos períodos. Mas elas também não gostam de estar em solo encharcado, o que pode apodrecer suas raízes. Além disso, muita água pode resultar em plantas com raízes longas e poucas flores. Em geral, é suficiente mergulhar os vasos semanalmente com água quando não houver chuva. No entanto, algumas variedades e plantas cultivadas em recipientes geralmente precisam de rega mais frequente e profunda. Tente não deixar o solo secar mais de 5 cm.

5. Temperatura e umidade

As temperaturas ideais para petúnias são cerca de 15 graus a 23 graus Celsius durante o dia e 12 graus a 18 graus Celsius à noite. Elas podem tolerar temperaturas até cerca de 4 graus Celsius, mas a geada e as temperaturas congelantes danificam e matam as plantas. Níveis de umidade baixos a moderados são os melhores para essas flores.

6. Fertilizante

Alimente as petúnias no momento do plantio com um fertilizante balanceado. Também é útil trabalhar um pouco de composto no solo. Então, começando no verão e continuando até que as plantas declinam no outono, fertilize a cada duas ou três semanas com um fertilizante líquido feito para plantas com flores. Algumas das variedades precisam de fertilização semanal, portanto, verifique as instruções de cuidados individuais de sua planta.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow