Pisos de madeira: como limpar e manter de um jeito simples -

Pisos de madeira: como limpar e manter de um jeito simples

Existem várias misturas para limpar os pisos de madeira, mas você deve sempre experimentar qualquer solução de limpeza em uma área imperceptível, embaixo do sofá, por exemplo, diz Natalie Wise, autora de “The Natural Home: Dicas para limpar com ingredientes naturais”. “Uma maneira bastante segura é usar os velhos e bons sabão e água.”

Imagens: Reprodução

Donna Smallin Kuper, autora de “Cleaning Plain & Simple”, alerta que “alguns fabricantes de pisos de madeira recomendam somente o uso de um esfregão umedecido com água e podem até cancelar a garantia de pisos que foram limpos com qualquer outra solução de limpeza”.

Siga os passos simples para transformar seu piso opaco e sujo a reluzente, limpo e com cara de novo!

Veja também:

Limpeza de rotina

Em áreas de tráfego intenso, como a sala de jantar e a cozinha, varra ou aspire diariamente, se possível, e limpe o piso de madeira uma ou duas vezes por semana. Limpe áreas menos movimentadas uma vez por mês ou a cada três meses, no máximo.

Como limpar pisos de madeira

Lembre-se: a água é o pior inimigo da madeira (mesmo em pisos envernizados!). Portanto, use um esfregão um pouco úmido em vez de um molhado/encharcado.

“Você não pode deixar a água empoçar enquanto limpa o piso de madeira, por isso trabalhe em uma pequena área de cada vez”, diz Wise. Se você não quiser ficar de joelhos usando um pano macio, um esfregão é o suficiente para trabalhar no chão. Comece tirando o pó, espanando ou varrendo bem o chão. Em seguida, faça uma mistura de limpeza usando 4 xícaras água morna e algumas gotas de detergente. Não agite, misture delicadamente para não fazer muita espuma, depois esfregue pequenas seções de cada vez, secando-as com um pano limpo ou com um esfregão.

“Deixe o chão secar enquanto você limpa outra área”, sugere Smallin Kuper.

Veja também:

O que fazer e o que não fazer

Use um produto de limpeza de piso recomendado pelo fabricante do piso ou opte por água e sabão. Se o produto recomendado for difícil de encontrar ou caro, e outros produtos de limpeza de chão contiverem ingredientes que violam a garantia do seu piso, vá no mais simples e garantido: água e sabão.

1 Não use óleos, ceras ou sprays de móveis.

O óleo deixa resíduos, o spray para móveis cria uma superfície escorregadia e a cera leva tempo para ser aplicada e dificulta o revestimento.

2 Não use amônia, produtos alcalinos ou produtos de limpeza abrasivos.

Eles vão arranhar o acabamento do seu chão.

3 Não confie no suco de limão ou em uma solução de vinagre e água para limpar pisos de madeira.

“Não recomendo o uso de vinagre ou suco de limão, pelo menos em grandes quantidades, pois isso pode danificar a vedação do piso”, explica Wise.

Veja também:

Veja também

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow