Planta que não precisa de terra e é fácil de cuidar: conheça as plantas aéreas Tillandsias -

Planta que não precisa de terra e é fácil de cuidar: conheça as plantas aéreas Tillandsias

Tillandsias. Crédito: PlantaSonya

Plantas aéreas são fáceis de cuidar! Únicas no visual, mas descomplicadas em termos de cuidado, as Tillandsias são uma ótima opção para quem não tem muita habilidade com plantas.

Plantas aéreas, também conhecidas como Tillandsias, são os itens de decoração modernos que irão adicionar capricho à sua casa. Essas plantas são fáceis de cuidar e requerem menos materiais de cultivo do que suas companheiras mais frondosas (e sem solo!), Mas ainda oferecem alguns dos mesmos benefícios que os amantes das plantas desejam: um pouco de vida, um toque de cor e melhorias na qualidade do ar.

Tillandsias. Crédito: PlantaSonya
Tillandsias. Crédito: PlantaSonya
O que são plantas aéreas?

Botanicamente conhecidas como Tillandsias, as plantas aéreas são epífitas. Isso significa que na natureza essas plantas crescem em outras plantas ou se agarram a árvores, de acordo com Pop AnnMarie Chan, especialista em plantas e proprietária da WLYDBNCH. “Eles são um gênero de 650 espécies e são nativas das florestas, montanhas e desertos do norte do México, [sudeste] dos EUA e do Caribe”, diz ela. “Elas prosperam absorvendo nutrientes e água do ar por meio de suas escamas e folhas.” Mas não se deixe enganar pelo fato de que elas crescem agarrando-se a outras plantas e árvores – esses tipos de organismos não são parasitas e não se alimentam das estruturas vivas das quais dependem para se sustentar, o que significa que você ainda precisará ajudá-las a sobreviver.

Veja também:
Como cuidar das plantas aéreas?

Por serem comumente chamadas de plantas aéreas, Nancy Gallagher, horticultora e especialista em design e marketing da Westerlay Orchids, diz que as pessoas tendem a pensar erroneamente que as Tillandsias sobrevivem do ar. Não é o caso, e esses tipos de plantas ainda precisam de água. “Eu rego as minhas uma vez por semana, mergulhando-as em uma bacia com água por pelo menos uma hora”, diz ela. “Então viro-as de cabeça para baixo no meu suporte de pratos para secar.”

Gallagher diz que virá-las de cabeça para baixo permite que drenem completamente. “Muitas delas crescem em um padrão de roseta destinado a coletar água em seus habitats, em um ambiente doméstico pode resultar em apodrecimento na base da planta.”

Veja também:

Se você mora em um lugar com ar mais seco, convém aumentar a frequência de rega durante os meses de verão. “Outro equívoco é colocá-los em um ambiente de alta umidade, como um banheiro, achando que fornecerá umidade suficiente para sobreviver”, diz ela. “Embora o banheiro esteja úmido durante o banho, não é umidade suficiente para a planta aérea – ela ainda precisará de uma imersão semanal.” Se você quiser evitar mover suas plantas uma vez por semana, Gallagher diz que você pode regar borrifando-as, mas se você for por esse caminho, ela diz que você precisará borrifá-las diariamente.

Quais são as necessidades de luz das plantas aéreas?

Tillandsias tendem a crescer em pleno sol na natureza, razão pela qual Gallagher diz que elas precisam estar em algum lugar que forneça luz vibrante. Mas, não se preocupe se sua casa não tiver muitos espaços naturalmente iluminados, Chan diz que você pode criar os seus próprios. “As plantas aéreas prosperam quando você as coloca a 30 ou 60 centímetros de luz artificial e, como [outras] plantas, se dão melhor com luz natural indireta”, diz ela. E não se esqueça de adubar de vez em quando. “Fertilize-as uma vez por mês com um fertilizante de mistura de bromélias misturado e aplicado de acordo com as instruções do rótulo”, acrescenta Gallagher.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow