Pode pintar por cima do papel de parede? Descubra as dicas! -

Pode pintar por cima do papel de parede? Descubra as dicas!

Você pode pintar sobre o papel de parede? Remover os revestimentos de parede antes de um trabalho de pintura pode demorar mais do que o dobro do tempo que normalmente leva para concluir este projeto de renovação. É absolutamente necessário? Um especialista avalia.

Muito trabalho de preparação é necessário para pintar um espaço, e esse trabalho praticamente dobra se o cômodo existente tiver papel de parede. Remover revestimentos de parede velhos, danificados ou descascados pode ser um processo demorado e confuso, e é por isso que alguns proprietários preferem pintar sobre o papel sempre que possível. Infelizmente, essa nem sempre é a melhor solução; em alguns casos, a cobertura está muito danificada, velha ou texturizada para valer a pena.

Crédito: Blue Bird
Se você for pintar por cima do papel de parede, faça-o da maneira certa.

De acordo com Faraz Tajik, presidente da Crest Builders, nos Estados Unidos, você pode pintar sobre o papel de parede, desde que a cobertura esteja em boas condições e não tenha nenhuma área importante que mostre sinais de descascamento ou danos. A dica mais importante a se lembrar ao lidar com esse processo, diz ele, é evitar primers à base de água. “Recomendo o uso de um primer à base de óleo, para que a cola do papel de parede não reaja com o seu primer”, explica. “Se partes do papel de parede estiverem descascando, saltando ou se soltando, você deve removê-las para preparar essas áreas.”

Veja também:

Para remover essas seções menores, reúna o material com antecedência: você precisará de uma espátula, um raspador, uma lixa e uma esponja. “Você então tem que remendar qualquer superfície irregular usando um composto de acabamento macio”, diz ele, acrescentando que uma vez que seca, você terá que lixar; dessa forma, a área será indistinguível do resto da parede depois que você aplicar a tinta.

Limpe a superfície antes de aplicar primer e pinte

Após a preparação, certifique-se de que a área com papel esteja completamente limpa antes de colocar uma camada de primer. Qualquer resíduo restante aparecerá na pintura e pode até mesmo fazer com que a tinta descasque depois de secar. “Após preparar a superfície e antes de aplicar o primer, limpe a parede e remova o pó com um pano úmido para melhores resultados”, diz Tajik.

Indo além e removendo o papel de parede?

Considere o uso de vapor. Se o papel de parede estiver muito danificado para ser pintado, Tajik explica que você pode remover folhas maiores da mesma forma que removeria áreas menores e danificadas. Para trabalhos pesados, ele recomenda o uso de um vaporizador de papel de parede, que ajudará a levantar o material da parede, facilitando o processo.

Lembre-se: quanto mais trabalho você fizer inicialmente, melhor ficará a aparência da pintura. Pintar é sempre uma grande tarefa, quer você esteja rasgando papéis de parede ou não. É por isso que muitos proprietários decidem simplesmente pintar sobre essas coberturas – e embora isso ajude você a chegar ao cerne do trabalho mais rapidamente, Tajik diz que isso pode ser um erro caro. “Quando se trata de pintar sobre papel de parede, a preparação é tudo”, diz ele. “Se você pular as etapas necessárias, corre o risco de ver sua tinta nova começar a descascar da parede semanas depois de pintar.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow