Poltronas com estilo: como escolher e utilizá-las na decoração de ambientes? -

Poltronas com estilo: como escolher e utilizá-las na decoração de ambientes?

As possibilidades de uso das poltronas na decoração são infinitas. Não à toa, sempre marcam presença – com extrema personalidade –, nos ambientes. Podem ficar em um cantinho na sala de estar, na varanda, no home office e até mesmo nos dormitórios. As peças são objetos de desejo dos amantes de um bom design por apresentarem estilos únicos e por criarem uma atmosfera especial para o cômodo, sem deixar a funcionalidade e conforto de lado.

Na opinião da arquiteta Flávia Nobre e da designer de interiores Roberta Saes, sócias no escritório Meet Arquitetura, a escolha das poltronas com estilo transforma qualquer ambiente. “O móvel pode se tornar a peça-chave e, além de decorar, ainda contribui para deixar aquele espaço mais confortável, suprindo as necessidades dos moradores quando recebem visitas”, afirma a dupla.

Veja também:

Uma das dicas principais para a decisão é analisar a área onde a peça será inserida, bem como levar em consideração os demais elementos do décor que estarão presentes no cômodo. Em espaços grandes, por exemplo, pode-se optar por tamanhos maiores, abrindo frente para incorporar mais poltronas – iguais ou variadas. Já em espaços ou projetos menores, o mais indicado é escolher apenas um item, mas que ao mesmo tempo evoque traços marcantes.

Para ajudar na hora da escolha, reunimos algumas dicas e inspirações. Confira!

Sala de estar

Junto com o conforto, é indispensável que a poltrona da sala de estar apresente um bom design. Afinal, é um dos cômodos da casa que mais recebe visita e onde os moradores vivenciam a maior parte do tempo. Dispostas em pares ou de forma unitária, elas podem combinar os tons e as formas do sofá ou se revelarem como pontos de contrastes harmoniosos. “No caso de modelos assinados por designers famosos, as poltronas para a sala de estar tornam-se ponto focal no ambiente, então, é interessante compor com objetos mais delicados”, explica a arquiteta Flávia Nobre.

Em couro envelhecido, a poltrona tem os pés e braços em madeira em um formato que ‘abraça’ quem nela sentar-se. O tom caramelo se complementa com os nuances de cinza, branco e off white eleitos pela dupla para a sala de estar | Foto: Henrique Ribeiro

Nessa versão mais clássica, as profissionais do Meet Arquitetura optaram por uma dupla de poltronas que complementam o sofá e seguem a mesma gama de cores | Foto: Henrique Ribeiro

No living integrado, o duo de poltronas Estaiada, assinada pela designer Juliana Desconsi. A arte é inspirada no projeto arquitetônico da ponte estaiada, um tipo de ponte suspensa por cabos constituída por fortes mastros. No contexto do décor, agregam modernidade e uma atmosfera atemporal | Foto: Henrique Ribeiro

Varanda

Ao planejar uma varanda, é essencial pontuar que a comodidade é uma das questões que norteiam a seleção do móvel, afinal, na arquitetura de interiores o ambiente alçou relevância como o local perfeito para espairecer depois de um dia de trabalho ou o cantinho preferido para, aos finais de semana, vivenciar o prazer de estar com quem se ama, se jogar para a leitura da vez ou degustar um drinque ou o rótulo de vinho. Sendo assim, é primordial escolher poltronas que transitem por essa inspiração leve e descontraída por meio de modelos produzidos com madeira, fibra natural e até as versões suspensas, entre outros.

Para as profissionais do Meet Arquitetura, as poltronas suspensas são magníficas para transmitir as sensações de bem-estar que buscamos enquanto realizamos uma atividade prazerosa, como apreciar o pôr do sol ou avistar o skyline da cidade. “Sem contar a sofisticação que elas propiciam ao décor”, opina Roberta. “Entretanto, também gosto bastante dos modelos mais clássicos, feitos com base de madeira e estofados. Por serem mais simples e propiciarem seu deslocamento, ao contrário da suspensa, podem contribuir na hora das refeições, em caso de uma varanda gourmet”, complementa a designer de interiores.

A combinação entre a poltrona suspensa, o sofá e a outra poltrona verde, tornam essa varanda um espaço ideal para receber visitas e relaxar | Foto: Henrique Ribeiro

Neste outro ângulo, destaque para a poltrona combinada com uma mesinha lateral | Foto: Henrique Ribeiro

Neste projeto de um escritório, a varanda serve com um ponto de descompressão. As poltronas Bossa Nova, alocadas em pares, possuem um tom amadeirado que combina com o revestimento do piso, da tora de madeira que deu vida à mesa de centro e também das banquetas | Foto: Gustavo Awad

Dormitório

Definir uma poltrona para o quarto pode ser mais simples do que muitos imaginam. Modelos menores, que não possuem apoio para braços, são perfeitos para quartos com tamanhos reduzidos. Já em dormitórios mais amplos é válido até investir em poltronas acompanhada por pufes.

“Além de auxiliaram na decoração, as poltronas também são eficazes como apoio na hora de se vestir ou de calçar um sapato. Para os amantes da leitura, também é uma boa pedida”, declara Flávia.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow