Nada amamos mais do que aprender coisas novas, especialmente quando se trata de assuntos que impactam nossas escolhas de design e estilo de vida. Caso em questão: você já se perguntou por que o teatro tem cortinas e assentos vermelhos? Por que não azul, verde ou até rosa? Acontece que há uma razão específica e fascinante por trás dessa escolha de cor.

De acordo com @designsecretsss, um designer de conceito e inventor da TikTok, “A cor vermelha é a primeira cor que o olho humano perde de vista no escuro e em condições de pouca luz.” Em outras palavras, quando as luzes de um teatro se apagam, seus olhos não conseguem ver a cor vermelha de imediato. Isso torna mais fácil você se concentrar no filme ou na performance sem distrações

.

Cortinas e cadeiras teatro. Crédito: Monica Silvestre

De acordo com a CooperVision, os pilotos até usam a cor vermelha para preparar os olhos para o voo noturno. “Usar óculos vermelhos por 20-30 minutos antes de entrar em condições de pouca luz também ajudará, já que as células dos bastonetes não pegam a cor vermelha”, explica a empresa. Os bastonetes, como os cones, ajudam os olhos a ver a luz.

Veja também: