Por que preto e laranja são as cores do Halloween? Descubra esse mistério! -

Por que preto e laranja são as cores do Halloween? Descubra esse mistério!

Por que as cores do Halloween são preto e laranja? Foto: Foto: Olia Danilevich

Por que preto e laranja são as cores tradicionais do Halloween? Um historiador explica como esses tons se relacionam com a temporada de Dia das Bruxas.

Quer você comemore levando doces ou travessuras para seus filhos, participando de uma festa à fantasia ou assistindo aos seus filmes de terror favoritos, o Halloween é um feriado amado associado a doces, criaturas misteriosas e eventos assustadores.

Por que as cores do Halloween são preto e laranja? Foto: Foto: Olia Danilevich
Por que as cores do Halloween são preto e laranja? Foto: Foto: Olia Danilevich

Mas quanto você realmente sabe sobre o feriado que acontece no dia 31 de outubro? Você já se perguntou por que as pessoas se vestem e decoram suas casas em tons de laranja e preto? Aqui, um especialista detalha a história desses tons e como eles se tornaram associados ao Halloween.

Como laranja e preto se associaram a esse dia

De acordo com Lesley Bannatyne, um autor e historiador do Halloween, esse feriado assustador não foi amplamente comemorado nos Estados Unidos até o final dos anos 1800, e as festividades eram muito mais voltadas para o faça-você-mesmo do que são hoje.

Veja também:

Durante este período, toda a decoração e fantasias eram feitas à mão, e as anfitriãs exibiam abóboras e cascas de milho em suas casas. “As cores naturais com as quais eles trabalharam no final de outubro eram em grande parte laranja e amarelo: abóboras, crisântemos, malmequeres, milho, fardos de feno”, diz Bannatyne. “Mas a decoração da festa de Halloween também tratava de criar uma atmosfera de outro mundo – misteriosa, assustadora, fantasmagórica – e para isso, você precisava de um pouco de escuridão.”

As empresas acabaram por comercializar as cores para o feriado na forma de fantasias de papel e decorações para festas. “A Dennison Company lançou suas primeiras decorações de Halloween de papel em 1909”, compartilha Bannatyne. “Eles apresentavam criaturas do folclore de Halloween, como bruxas, gatos e morcegos, que geralmente eram impressos em preto, e colhem alimentos e criaturas de abóbora, que geralmente eram laranja ou amarelo.”

Veja também:

A Beistle Company também ajudou a solidificar o preto e o laranja como as cores do Halloween, usando os matizes em suas imagens. No entanto, inicialmente houve algumas exceções a essas cores agora personalizadas no Halloween. No início do século 20, alguns cartões postais de Halloween tinham bruxas em vestidos vermelhos ou roxos e lanternas de abóbora em cores verdes.

“Assim que outras empresas perceberam a popularidade crescente do Halloween, fabricantes de doces, fabricantes de fantasias e mídia de massa o seguiram, criando e comercializando seus produtos com imagens folclóricas populares e cores agora reconhecíveis”, acrescenta Bannatyne.

Simbolismo

Em termos do significado simbólico de laranja e preto para o Halloween, Bannatyne aponta para o primeiro sendo representativo da escuridão (Halloween sempre foi pensado como um feriado noturno), enquanto o laranja é a cor do fogo e o outono, pois o matiz é uma reminiscência da colheita no hemisfério norte. “Essas cores fazem sentido: o Halloween fica no auge do inverno e sempre foi sobre a transição da parte clara do ano (verão) para a mais escura (inverno)”, diz o historiador. “Preto e laranja evocam fogueiras à noite; eles também evocam abóboras maduras (vida) em oposição ao inverno sem luz e estéril (morte).”

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br






arrow