Porcelanato em grande formato: qual é a maneira certa de cortar esse revestimento? -

Porcelanato em grande formato: qual é a maneira certa de cortar esse revestimento?

Maneiras corretas de cortas porcelanatos em grande formato. Foto: Divulgação/Roca Cerámica

Versáteis e perfeitos para agregar elegância e muita tecnologia aos projetos, os revestimentos de porcelanato de grandes dimensões são tendência na decoração.

Com peças de tanto valor agregado, os porcelanatos de grande formato oferecem uma série de possibilidades e devem ser manuseados com cuidado – especialmente quando o assunto é corte.

Maneiras corretas de cortas porcelanatos em grande formato. Foto: Divulgação/Roca Cerámica
Maneiras corretas de cortas porcelanatos em grande formato. Foto: Divulgação/Roca Cerámica

“Seja para adequar o dimensionamento da peça, seja para permitir uma inserção, os cortes devem ser feitos por profissionais qualificados e com as ferramentas corretas”, afirma Fernando Gabardo, Coordenador de Assistência Técnica da Roca Brasil Cerámica.

Segundo Gabardo, os principais cortes aplicáveis em peças de grande formato são os retos, circulares e retangulares. “Em todos os casos, é necessário ter uma bancada para apoiar toda a peça, podendo ser adquirida junto ao mercado ou confeccionada na própria obra, desde que fique firme, proporcionando o devido apoio e estabilidade na realização dos cortes”, explica.

Corte reto
Foto: Divulgação/Incepa

Os cortes retos são indicados para a adequação e dimensionamento da peça nos locais de aplicação. Para fazê-lo, é recomendada sempre a presença de dois profissionais. “Com a peça totalmente apoiada na bancada, marque as duas laterais na medida que se deseja cortar e, em seguida, posicione a régua do cortador sobre a superfície da peça, alinhado com as marcações“, explica Gabardo.

Depois disso, com o carrinho cortador é necessário riscar por duas vezes uma das laterais da peça, em torno de 10 cm, para estabilizar o processo de corte. Somente então é que se deve riscar a peça por toda extensão, utilizando uma força média para garantir a melhor qualidade do corte.

Veja também:

“Com auxílio de um segundo profissional, puxe a peça deixando para fora da bancada a parte que se deseja cortar ’em balanço’, dando acesso ao alicate destacador, que deve ser posicionado em uma das laterais da peça sobre o risco efetuado. Uma vez posicionado, empregue pressão gradativa até escutar um leve estalo na peça. Repita a operação no outro lado e, por último, em duas pessoas force para baixo a parte que se deseja destacar até separação”, diz o especialista, que alerta: para cortes retos, nunca utilize serra mármore.

“O indicado é sempre o cortador vídea do tipo régua, normalmente vendido em módulos, o que o torna versátil para adequação ao tamanho da peça e transporte”, explica Gabardo.

Corte circular

Diferentemente do reto, o corte circular é indicado para inserção de elementos hidráulico – como tubulações, torneiras, comandos – elétricos, como caixas de passagens e luzes, ou decorativos. Para evitar erros, recomenda-se realizar cortes circulares sempre com o auxílio de serra copo diamantada e um gabarito.

“Com a serra copo na dimensão do corte que se deseja realizar, fure um pedaço de peça para utilização como gabarito. Em seguida, marque a peça de porcelanato de grande formato onde se deseja cortar e posicione o gabarito”, ensina Gabardo.

Veja também:

A marcação deve sempre ser feita onde será o centro do furo. Depois, basta fixar o gabarito com fita adesiva ou grampo e, então, utilizar a serra copo e furadeira para a realização do corte. “O processo deve ser feito com o auxílio de uma segunda pessoa, para jogar água para refrigerar e lubrificar o corte”, explica Gabardo. Assim, é possível garantir que a serra copo não escape e risque o material.

Corte retangular

Por fim, o corte retangular é muito utilizado para inserção de elementos hidráulicos e elétricos, como também para ajustar as peças em cantos, paredes, elementos estruturais, entre outros. “Neste corte, a dica essencial é sempre deixar raio nos vértices, para o alívio de tensão”, afirma Gabardo.

Para isso, após marcação na região onde se deseja cortar, realize furos nos vértices com o auxílio de serra copo, furadeira e gabarito. “Em seguida, com uma serra mármore e disco para porcelanato, forme sulcos na região demarcada, repetindo o processo até a separação das partes e, por último, com uma lixa de ferro e taco de madeira, lixe o corte para dar o acabamento final”, diz Gabardo.

Da mesma forma que o corte circular, esse processo sempre deve ser realizado a úmido. “Assim, sempre peça auxílio a uma segunda pessoa para jogar água, umedecendo e refrigerando a peça durante todo o processo de corte”, finaliza Gabardo.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br


Veja também:

+ Marília Gabriela fala sobre morar em Portugal
+ Filha do cantor Leonardo exibe bumbum gigante ao posar de biquíni em praia do Ceará
+ Veja as 10 scooters mais vendidas no Brasil
+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021
+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias
+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano



arrow