Porta mimetizada: descubra essa solução inteligente para camuflar passagens e ampliar espaços -

Porta mimetizada: descubra essa solução inteligente para camuflar passagens e ampliar espaços

Cada vez mais adotado na arquitetura de interiores, o recurso conhecido como porta mimetizada se traduz em ‘disfarçar’ uma passagem e, com isso, deixar o ambiente com um visual mais atraente, colaborando, ainda, para a sensação de amplitude. Pode ser utilizada tanto em painéis, para dividir dois espaços, ou para dar continuidade em um móvel de marcenaria, por exemplo, seguindo o mesmo layout.

“A porta mimetizada traz mais elegância e sofisticação ao espaço. É um recurso que usamos com frequência e que os clientes têm solicitado, principalmente aqueles que são adeptos de um visual mais clean”, conta a arquiteta Camila Corradi, sócia do escritório Corradi Mello Arquitetura ao lado da designer de interiores Thatiana Mello. Porém, ao optar por ele, as profissionais frisam a importância do acabamento e da escolha de fornecedores experientes na área, segredos para alcançar um mimetismo perfeito. A seguir, confira as dicas que selecionamos:

Corradi Mello Arquitetura | Foto: Evelyn Muller
Qual material escolher?

Existem várias formas para mimetizar uma porta, então, o material depende bastante do estilo de decoração proposto, bem como o gosto pessoal dos moradores. É possível criar um mimetismo aplicando tom sobre tom, onde a cor da parede do entorno também é empregada para revestir a porta. Todavia, essa constituição igualmente permite a execução com vidro ou estrutura metálica. “Ainda assim, a madeira segue como nossa preferida, justamente por conseguir unificar o refinamento aos conceitos de organização e amplitude de um ambiente”, explica Thatiana Mello.

Ao fundo, a parede cinza que separa a cozinha da sala de jantar incorporou uma porta mimetizada e um passa-prato, que facilita o manuseio entre os ambientes. A cor promoveu um contraste delicado e primoroso aos tons de madeira especificados no décor | Foto: Evelyn Muller

Veja também:
Instalação

A instalação da porta mimetizada é semelhante aos modelos tradicionais: para portas de correr, a presença de um trilho no teto e roldanas, permitindo que as folhas corram de um lado para o outro. Já em casos de portas de abrir, o segredo está nas dobradiças especiais, que acabam por onerar o curso dos modelos mimetizados. “A diferença entre as duas formas é que, no caso das portas de abrir, elas ficam mais alinhadas com o restante do painel, ao contrário das corrediças, que demandam um vão um pouco maior”, detalha a arquiteta.

Nesse apartamento realizado por Camila e Thatiana, a porta que leva ao lavabo foi totalmente alinhada ao painel, propiciando a sensação de continuidade | Foto: Evelyn Muller

No modelo pivotante, a porta de entrada do apartamento fica ao lado da passagem para a copa dessa cobertura | Foto: Evelyn Muller

Puxadores

Colaborando para uma similitude perfeita, a dupla de profissionais do Corradi Mello indica que os puxadores sejam no modelo cava, ou seja, embutidos no próprio material. A decisão se configura como uma opção para os adeptos de um décor discreto protagonizado pelo projeto e a estética da porta, e não por seus adereços.

Neste painel com portas mimetizadas, as portas com puxadores cava ajudam para a proposta de unicidade. Em um primeiro olhar, a aparência é de um painel único, sem aberturas e com efeito impecável | Foto: Evelyn Muller

Praticidade e otimização de espaços

Além de contribuírem nas questões estéticas e decorativas, outra função importante da porta mimetizada é a de integrar e cooperar na organização dos espaços. Entre as situações encontradas pelas especialistas nos projetos empreendidos pelo escritório, a arquiteta e a designer se depararam com intercorrências como quadros elétricos ou tubulações de ar-condicionado que precisavam ser camufladas. “Em ambientes pequenos, elas também são muito funcionais, uma vez que conseguimos ocultar a porta quando precisarmos de mais área disponível”, finaliza a designer de interiores.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow