Praticidade na cozinha: descubra como a lava-louças pode ser uma grande aliada -

Praticidade na cozinha: descubra como a lava-louças pode ser uma grande aliada

A lava-louças pode ser embutida, colocada em cima da bancada ou posicionada no chão entre um móvel e outro, como neste projeto feito pelo Studio Tan-gram | Foto: Estúdio São Paulo

Não há dúvidas que os eletrodomésticos facilitam a rotina e otimizam o tempo que gastamos em atividades simples do dia a dia. Lavar roupas, por exemplo, vem sendo uma tarefa descomplicada e de fácil execução com as máquinas lava e seca, que já são itens essenciais nas casas brasileiras. Seguindo a mesma lógica deste eletrodoméstico, as lava-louças também são potentes aliadas na rotina da casa, mas o seu emprego ainda não é tão popular e acaba gerando muitas dúvidas.

“Quando se fala em eletrodomésticos para a cozinha os primeiros aparelhos que elegemos como grandes e essenciais protagonistas do espaço são o fogão e a geladeira e eles são itens que realmente não conseguimos viver sem. Mas, já imaginou que investir em novos aparelhos pode trazer muito mais funcionalidade para a cozinha, como uma lava-louças?”, pontua a arquiteta Monike Lafuente.

A lava-louças pode ser embutida, colocada em cima da bancada ou posicionada no chão entre um móvel e outro, como neste projeto feito pelo Studio Tan-gram | Foto: Estúdio São Paulo
A lava-louças pode ser embutida, colocada em cima da bancada ou posicionada no chão entre um móvel e outro, como neste projeto feito pelo Studio Tan-gram | Foto: Estúdio São Paulo

Criada em 1850, nos Estados Unidos, a lava-louças era utilizada, a princípio, apenas como equipamento industrial e só começou a ganhar território nos lares brasileiros por volta de 1970. Após quase meio século, muitas famílias ainda relatam ter medo de não se adaptarem, além do receio de que o eletrodoméstico pese – ainda mais! – nas contas da casa. Pensando nisso, listamos como a lava-louças pode ser muito útil e econômica para o dia a dia. Confira!

Instalação da lava-louças

A instalação da máquina é simples, mas requer que o projeto da cozinha conte com uma infraestrutura adequada. É essencial que haja um ponto de esgoto e outro para o fornecimento de água fria, conforme requisitado nos manuais dos fabricantes. Há quem seja adepto de colocar um ponto de água quente ou até mesmo de fazer uma ligação hidráulica derivada da cuba da pia, mas essa não é a recomendação da arquiteta Claudia Yamada. “Para o bom funcionamento da lava-louças, é extremamente importante seguir as instruções conforme constam no manual de uso”.

Vantagens e benefícios


A lava-louças é uma ótima pedida para quem gosta de receber amigos e familiares em casa. Após a refeição, é só colocar as louças dentro da máquina e pronto: cozinha organizada e mais tempo para confraternizar | Studio Tan-gram/ Foto: Estúdio São Paulo

Neste capítulo, a lista é extensa. Com o uso da máquina, não há a necessidade de ocupar espaço na pia com os escorredores de louça, uma vez que as peças já saem secas e prontas para serem guardadas nos armários. Outro ponto positivo é que bancada e pia ficam livres do acúmulo de louça suja: ao terminar a refeição, basta colocar toda a louça suja dentro da máquina e a cozinha já estará organizada novamente.

Veja também:

Para famílias menores ou que costumam fazer poucas refeições em casa e tem o receio de investir na máquina, Monike aconselha que se observe a rotina da família. “Para famílias que comem o dia todo fora de casa e não têm o costume de frequentar tanto a cozinha, é claro que não faz sentido investir em mais um eletrodoméstico. Mas, se o morador tiver uma rotina que o permita desfrutar um pouquinho mais da cozinha, já vale a pena sim! Lavar a louça na máquina é uma questão de hábito e eu digo que, depois de pegar o jeito, as pessoas não vivem mais sem”, explica a arquiteta.

Todos os tipos de louça podem ir à máquina?

Encarada como uma das desvantagens da lava-louças, a verdade é que existem algumas restrições de tipos de louça que podem ser colocados na máquina. Peças delicadas, como taças e cerâmicas, não devem ser lavadas no equipamento, assim como utensílios produzidos com inox, teflon e alguns plásticos ou silicones. “Uma questão bem importante da lava-louças é que ela esquenta muito, principalmente na hora de secar a louça. Dessa forma, se a peça foi artesanal ou frágil, corre-se o risco de trincar. A intensidade do processo também pode remover o teflon, manchar o inox e alguns vidros ou silicones. Por isso, é sempre bom estudar as instruções de uso”, discorre Claudia.

Atenção para as louças que exigem limpeza pesada!

Depois de preparar uma refeição, há sempre aqueles itens que demandam uma limpeza mais pesada. Nessas ocasiões, não adianta inserir tudo na máquina, sem medo do amanhã: deixar a peça de molho antes da lavagem é uma etapa interessante para que a louça não saia um pouco sujinha mesmo depois de todo processo do equipamento. “Geralmente, isso só acontece quando as louças não são organizadas direito na máquina ou quando a sujeira está seca. São casos bem raros de acontecer, mas se faz necessário prestar atenção e se precaver com esses detalhes!”, esclarece.

Economia


Em tempos de aumento na conta de energia e a necessidade de economizar o consumo elétrico e hídrico, a dica é ligar a máquina somente na capacidade máxima, otimizando, assim, os ciclos de lavagem. | Foto: Estúdio São Paulo

Quando a pauta é o consumo de água, muitos acreditam que a lava-louças pode ser uma vilã da sustentabilidade. Mas pelo contrário! A verdade é que, segundo as empresas fornecedoras de água, o método é mais econômico que a lavagem manual. Segundo as contas, o enxágue com a torneira aberta, por um período de 15 minutos, provoca um consumo médio de 117 litros em casas e 243 litros em apartamentos (por causa da pressão mais forte em prédios). Já uma máquina eficiente tem vazão de água média de 40 litros para lavar entre 40 e 50 itens.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow