Prêmio Internacional de Arquitetura 2021: são revelados os melhores novos edifícios do mundo -

Prêmio Internacional de Arquitetura 2021: são revelados os melhores novos edifícios do mundo

Prêmio Internacional de Arquitetura RIBA. Foto: Asif Salman | Divulgação/Urbana

Uma galeria de arte alemã, uma ponte sem veículos na Dinamarca e um hospital remoto em Bangladesh foram selecionados para um prestigioso prêmio que reconhece a melhor nova arquitetura do mundo.

Dos três projetos, que foram selecionados entre 16 finalistas em 11 países, um receberá o Prêmio RIBA Internacional no início de 2022. Honrando edifícios ou estruturas que demonstram “excelência de design e impacto social”, o prêmio é organizado a cada dois anos pelo Royal Institute of British Architects (RIBA) do Reino Unido. Anunciando a lista de selecionados na terça-feira (16), o presidente da organização, Simon Allford, disse em um comunicado à imprensa que os três projetos mostraram “sensibilidade ao seu entorno e culturas locais, design inclusivo e soluções sustentáveis”.

Prêmio Internacional de Arquitetura RIBA. Foto: Asif Salman | Divulgação/Urbana
Prêmio Internacional de Arquitetura RIBA. Foto: Asif Salman | Divulgação/Urbana
Hospital em Bangladesh

O Hospital da Amizade em Satkhira, sudoeste de Bangladesh, foi o único prédio pré-selecionado localizado fora da Europa. Construída com tijolos feitos localmente, a instalação comunitária de 80 leitos está organizada em torno de uma série de pátios sombreados. Uma hidrovia angular corta o meio do local, separando as alas de internação e ambulatorial do hospital.

Veja também:

RIBA elogiou o projeto por ser assimilado com a paisagem circundante, acrescentando que o projeto se destina a resistir à ameaça de aumento do nível da água na região propensa a tufões. As características de design ecologicamente corretas incluem tanques para coletar água da chuva e aberturas nas paredes que fornecem ventilação natural. “É realmente um grande momento quando um reconhecimento tão importante como este ajuda a chamar a atenção para um canto remoto de nosso mundo incrivelmente conectado, mas desconhecido, para um projeto nascido de recursos escassos, para o cuidado de pessoas e da comunidade destinada a viver o ambiente frágil de um clima em fluxo”, disse o arquiteto Kashef Chowdhury, cuja empresa Urbana, sediada em Dhaka, fez o projeto, em um comunicado à imprensa.

Ponte na Dinamarca

Em outra parte da lista está Lille Langebro, uma ponte curvilínea em Copenhagen projetada por WilkinsonEyre com a Urban Agency. A estrutura de 160 metros de comprimento abrange o porto central da capital dinamarquesa, oferecendo a pedestres e ciclistas uma alternativa sem veículos para a ponte rodoviária paralela. Destacando o “perfil visual leve e esguio” do projeto, RIBA também chamou a atenção para a engenharia oculta no design fluido: quando barcos maiores precisam passar, as duas seções centrais da ponte giram dramaticamente para formar uma abertura.

Galeria de arte na Alemanha

O terceiro projeto selecionado é James-Simon-Galerie, uma galeria de arte que serve como entrada e centro de visitantes para a Ilha dos Museus de Berlim, um enorme complexo cultural às margens do Rio Spree. Projetado por David Chipperfield Architects, o edifício tão esperado foi inaugurado em 2019, duas décadas depois de ter sido proposto pela primeira vez.

Veja também:

Construído em uma estreita faixa de terra na ilha histórica, o design elegante oferece um contraste contemporâneo com seus vizinhos significativamente mais antigos. RIBA elogiou como o projeto “mistura o neoclássico com o moderno”.

“A entrada imponente em forma de templo, a passarela com colunatas que envolve o prédio e se projeta para a cidade e o grande espaço interno do saguão são monumentais em escala e estatura”, escreveu a organização em um comunicado à imprensa. Allford disse que todos os três projetos são “unidos pela experiência humana em seu coração”. O júri do prêmio é composto por especialistas da Europa, Estados Unidos, Ásia e América do Sul, e é presidido pelo arquiteto e urbanista francês Odile Decq.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow