Quais são as diferenças entre o azeite italiano, o grego e o espanhol? -

Quais são as diferenças entre o azeite italiano, o grego e o espanhol?

Já se foi o tempo em que apenas um tipo de azeite – o italiano – enchia as prateleiras das lojas. Muitos mercados agora carregam óleos de uma ampla gama de países, incluindo da França, Grécia, Marrocos, Portugal, Espanha, Tunísia e os EUA.

Dentro desses países, há muita variação, então seria impossível caracterizar o azeite de um país com alguns termos-chave. No entanto, também existem algumas coisas úteis para saber sobre os três grandes – Grécia, Itália e Espanha – em termos do que cada um é conhecido e as diferenças que você encontra neles.

Foto profissional grátis de azeite, azeite de oliva, azeitonas
Foto: Polina Tankilevitch

Aqui, explicaremos para ajudá-lo a comprar o tipo de azeite de que você mais gosta.

Grécia

Os azeites gregos não são tão conhecidos quanto alguns de seus equivalentes europeus (leia-se: italiano e espanhol), mas definitivamente vale a pena conferir – afinal, a Grécia é certamente famosa por suas azeitonas. E 14% das terras agrícolas do país são cobertas por olivais, uma porcentagem maior do que qualquer outro país europeu. Muitos azeites de oliva gregos têm um sabor suave e acolhedor, e você encontrará muitos que têm um bom preço, mas são bons o suficiente para regar a comida como um óleo final que confere cor, sabor rico e plenitude extra. A região do Peloponeso e Creta produzem a maior parte dos azeites gregos.

Veja também:
Itália

Os azeites de oliva italianos ainda dominam o mercado, com muitas opções em muitas faixas de preço. Esteja ciente, porém, de que as regulamentações permitem que as empresas comprem óleo de muitos países diferentes da Europa, engarrafem na Itália e rotulem-no como “Produto da Itália”. Em termos gerais, o azeite de oliva da Itália varia muito dependendo da região; os azeites do norte tendem a ser delicados e suaves; os da área central costumam ser mais fortes, com notas de folhas; e as do sul, que respondem pela maior parte da produção de azeite da Itália, têm um sabor mais seco e à base de ervas.

Espanha

Se a Espanha é conhecida por alguma coisa no mundo do azeite, diz Teresa Perez Millán, gerente geral de Azeites da Organização Interprofissional Espanhola, é pela variedade de azeites extra virgens que produz. O país possui mais de 200 variedades diferentes de azeitonas, e cada uma oferece aromas e sabores característicos. Encontrará uns com sabores intensos e frutados e outros com aromas e sabores mais suaves e menos intensos. A azeitona é cultivada em quase toda a Espanha, mas principalmente na parte sudeste do país, especialmente na Andaluzia. O azeite de oliva da Espanha tende a ser mais amarelo do que o italiano (que pode ter uma tonalidade esverdeada), devido ao clima temperado do país.

Foto de destaque: Pixabay

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow