Qual é a frequência certa que você deve levar seu cachorro para uma limpeza nos dentes? -

Qual é a frequência certa que você deve levar seu cachorro para uma limpeza nos dentes?

Saúde bucal dos cachorros. Foto: Anna Shvets

Com que frequência os cães devem ter os dentes limpos pelo veterinário? Segundo os profissionais, a limpeza no consultório ajudará a manter a saúde bucal de seus filhotes a longo prazo.

O fato de seu filhote ou cahorro adulto realmente adorar suas guloseimas caseiras ou seu brinquedo estridente favorito provavelmente faz você pensar sobre sua saúde bucal. Claro, nós escovamos os dentes pelo menos três vezes por dia, mas e o seu cachorro? Quando foi a última vez que você escovou os dentes dele?

Saúde bucal dos cachorros. Foto: Anna Shvets
Saúde bucal dos cachorros. Foto: Anna Shvets

De acordo com o Dr. Adam Christman, veterinário residente da Paw.com, dos Estados Unidos, os cães devem ter seus dentes limpos profissionalmente pelo menos uma vez por ano. No entanto, cães com maior predisposição a desenvolver doença periodontal avançada devem fazer limpezas dentárias semestrais. Duas variedades de raças associadas a esta disposição superior são raças braquicefálicas (como pugs, Shih Tzus e buldogues) e raças dolicocefálicas (Dachshunds, Whippets e Greyhounds).

Veja também:
O que esperar da limpeza dos dentes do seu cão

Quando você marca uma consulta, há algumas coisas a esperar: primeiro, essas limpezas de dentes ocorrem no consultório do veterinário, onde o cão é submetido à anestesia geral. Em segundo lugar, não é incomum que os cães tenham extrações dentárias durante a limpeza dos dentes, acrescenta o Dr. Christman, pois isso pode ser devido a um abscesso encontrado, exposição da raiz e recessão gengival.

Veja também:

Assim como o dentista limpa, passa fio dental e lustra nossos dentes, a limpeza do veterinário inclui gráficos dentais, raspagem, polimento, radiografias dentárias e quaisquer outras medidas para aperfeiçoar a saúde dental do seu animal de estimação. “Como os animais de estimação estão sob anestesia geral, sempre lembro aos pais dos animais de estimação que os filhotes podem ficar tontos com a anestesia por um ou dois dias”, disse o Dr. Christman.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br






arrow