Qual é a frequência ideal para limpar o banheiro? Veja dicas de especialista! -

Qual é a frequência ideal para limpar o banheiro? Veja dicas de especialista!

Quantas vezes você deve limpar profundamente seu banheiro? Nossas dicas de especialistas tornam a limpeza dessa parte da casa muito movimentada (e, portanto, muito suja) rápida e fácil.

Limpar o banheiro é uma tarefa árdua. Muitas vezes é úmido, tem bolor e outras sujeiras. Além disso, a maior parte do banheiro precisa ser limpa à mão – enquanto você pode passar um aspirador na sala de estar e um esfregão na cozinha, o chuveiro, a banheira, a pia e o vaso sanitário requerem uma limpeza manual, o que torna a arrumação neste espaço uma tarefa tão grande.

Embora não haja como negar que limpar o banheiro exige trabalho, não é uma tarefa que deva levar o dia todo. De acordo com o Melissa Maker do cleanmyspace.com, há coisas que você pode fazer para garantir que sua higienização uma vez por semana consuma o menos possível do seu tempo.

Veja também:

“O banheiro pode ser surpreendentemente fácil de limpar se você cuidar de duas coisas: a pia e o chuveiro”, explica ela. Aqui, estão as principais dicas para uma limpeza profunda do banheiro, incluindo a frequência com que isso precisa ser feito e o que você pode fazer para tornar essa tarefa um pouco mais fácil.

Faça uma rotina semanal

Maker diz que é uma boa ideia agendar uma higienização do banheiro uma vez por semana, então escolha um dia que seja conveniente para você e faça um plano para cuidar do espaço. Com isso dito, se você cuidar da pia e manter o chuveiro seco durante o resto da semana, não deve ter que dedicar muito tempo à limpeza – tudo o que você realmente precisa fazer é cuidar do vaso sanitário, da pia e do chão – além de dar uma rápida olhada nas outras manchas – no dia da limpeza programada.

Uma vez por semana, Maker recomenda remover tudo das bancadas e limpar, pia e torneira; enxágue e seque-os antes de passar para a próxima tarefa. Para limpar o banheiro, ela diz para usar uma escova de vaso sanitário e um limpador especial. Um limpador de superfície comum e um pano de microfibra são tudo que você precisa para limpar a base e a parte externa do vaso sanitário. Varrer o chão e pronto.

Comece um contra-ataque diário

O segredo para facilitar uma limpeza profunda semanal é manter o banheiro o mais arrumado possível o tempo todo. No final do dia, Maker sugere limpar a pia para evitar derramamentos recentes de pasta de dente, fios de cabelo soltos ou pequenas poças.

“Se você mantiver um pano de microfibra sob a pia e retirá-lo uma vez por dia para limpar os balcões, você evita o acúmulo que pode sair rapidamente do controle”, diz Maker. “Pasta de dente, especialmente, parece que você precisa de uma britadeira para remover se secar por um ou dois dias. Mas enxugá-la enquanto ainda está úmida é fácil.”

Se você pendurar o pano de microfibra e permitir que seque adequadamente, poderá usar o mesmo pano para limpar a noite por vários dias antes de precisar ser lavado.

Lembre-se de que um box seco é um box limpo

O chuveiro é a outra área que Maker sugere dar um pouco de atenção a cada dia. O segredo para um banheiro limpo é um banheiro seco. “É crucial manter o chuveiro seco. A espuma e o mofo não podem aderir às superfícies da banheira ou do chuveiro se não houver água parada. Leve 30 segundos após cada banho para limpar as paredes e o chão”, diz Maker.

Você também pode usar um pano de microfibra absorvente para secar as paredes e portas do chuveiro. Não importa se você tem superfícies de vidro, ladrilho ou acrílico no chuveiro, tudo ficará limpo se secar após cada uso.

Calafetar as linhas onde o ladrilho encontra a banheira é uma área comum que é difícil de limpar, mas se você tirar um momento para secar essa área após cada uso, mofo e bolor nunca serão um problema. Para manter o banheiro o mais seco possível, também é importante ligar um ventilador – Maker sugere mantê-lo dentro durante o banho e 30 minutos depois.

Limpeza de cortinas/box de chuveiro e tapetes

Tapetes e toalhas podem começar a cheirar a mofo se não forem secos diariamente. A especialista sugere pendurar as toalhas para secar após o banho e lavá-las após dois ou três usos. Os tapetes do banheiro também devem ser lavados regularmente. Se você estiver mantendo o chuveiro seco, não terá que limpar a cortina/box do chuveiro com a mesma frequência que os tapetes e as toalhas. Lavá-la uma vez a cada dois ou três meses será o suficiente.

Veja também:

Foto: Annie Schlechter

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Mudaram as regras para compra de carro para PCD; veja como ficou

+ Carol Nakamura compartilha projeto de sua mansão de R$ 2 milhões; veja

+ 20 passos simples para dar uma cara nova para sua casa

+ Você acha Gracyanne Barbosa sarada? É quer nunca viu a médica Chinesa Yuan Herong

+ Relógio de R$ 3 milhões de Faustão é inspirado em supercarro da Bugatti; veja

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada

+ Enio Mainardi, publicitário e pai de Diogo Mainardi, morre de covid-19

+ Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las

+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow