Qual é a melhor torneira para lavabo pequeno? -

Qual é a melhor torneira para lavabo pequeno?

Como escolher os metais de um lavado pequeno. Foto: Divulgação/ Fani Metais

Para aproveitar medidas cada vez menores, os profissionais de arquitetura e design de interiores buscam otimizar a funcionalidade em qualquer ambiente. Nas residências contemporâneas, por exemplo, o lavabo ganhou destaque e está presente na maioria dos lares.

Esses profissionais passaram a compreender a importância de dedicar uma pequena metragem do projeto para contar com o lavabo, onde as visitas possam realizar as necessidades básicas e lavar as mãos rapidamente, sem precisar trafegar pelas áreas íntimas da casa.

Como escolher os metais de um lavado pequeno. Foto: Divulgação/ Fani Metais
Como escolher os metais de um lavado pequeno. Foto: Divulgação/ Fani Metais

Apesar de, na maioria das vezes, serem ambientes pequenos (talvez o menor dentro dos imóveis), os lavabos não podem ficar para trás em importância na hora decorar. Pelo contrário, além de ser um cartão de visitas de uma casa, esse espaço deve ser pensado com cuidado para ser confortável e sofisticado, sem deixar de lado a funcionalidade e a praticidade.

Veja também:

Normalmente, esse cômodo conta com uma bancada com cuba ou lavatório, além de um vaso sanitário. Mas o destaque fica por conta dos metais, afinal, eles sempre estão presentes e podem influenciar diretamente na composição do seu lavabo.

Pensando nisso, separamos as principais dicas para você acertar na decoração de pequenos lavabos e como você pode combinar a torneira com a cuba. Confira:

Metais pretos contrastam com o branco da pia e da parede nesse lavabo pequeno. Foto: Divulgação/ Fani Metais
Quais são os tipos de torneira e como escolher o modelo ideal para o lavabo?

A torneira pode ser considerada uma das protagonistas no lavabo, uma vez que a principal função do ambiente está relacionada a higienização das mãos, seja ao chegar em casa, antes de uma refeição ou após realizar as necessidades básicas. Sendo assim, além de ser bonito e marcante, esse metal precisa, de fato, impactar positivamente na rotina, tonando o ambiente funcional e mais prático.

Foto: Divulgação/ Tarkett

Para isso, você deve realizar a escolha do modelo correto levando em conta todos os atributos da peça a ser escolhida. Aliás, as torneiras de banheiro podem variar em modelos que se propõem a solucionar diferentes gostos e, principalmente, cenários de instalação e utilização.

A primeira decisão a ser tomada está relacionada ao local de instalação. No mercado, existem dois tipos disponíveis: as torneiras de mesa e as torneiras de parede, porém, o modelo ideal dependerá do tipo do seu projeto e tamanho da bancada.

Veja também:

Como os lavabos costumam ser ambientes pequenos, onde cada centímetro importa, as torneiras de parede costumam ser as mais indicadas por não ocuparem espaço na bancada e possibilitarem que você ganhe mais uma área livre sobre ela. Mas atenção: para realizar a instalação desses modelos é necessário que o projeto conte com um ponto de água conectado diretamente na parede.

Foto: Pexels

Por outro lado, os modelos de mesa são mais tradicionais e, por isso, reúnem uma maior variedade de designs e acabamentos em opções que são instaladas diretamente na bancada. Eles demandam uma conexão por dentro do armário, o que pode complicar um pouco a manutenção.

Além disso, caso você deseje a opção de água aquecida no seu lavabo e tenha estrutura para isso, é importante que você decida entre um modelo de misturador monocomando ou bicomando. No caso de um lavabo pequeno, recomendamos o monocomando para reduzir o espaço utilizado.

Torneira de parede combinando com metais que trazem personalidade a esse banheiro. Foto: Divulgação/ Fani Metais
Como escolher a torneira ideal de acordo com o tipo de cuba?

Com o passar dos anos, é possível observar que as cubas em lavabos e banheiros vem conquistando cada vez mais atenção nos projetos de decoração. Antes considerada apenas um elemento figurativo nesses ambientes, hoje essas peças assumiram uma função decorativa, sendo muitas vezes o ponto de destaque do ambiente combinada à torneira.

Depois: transformação
Imagem: Alimah-Shadia Sittah

Além de merecerem um olhar mais atento na hora de decorar seu lavabo, é muito importante que você saiba qual torneira combina melhor com o tipo de cuba escolhido, seja ela de apoio, embutir, sobrepor ou semiencaixe.

Outro ponto fundamental é sempre levar em conta o tamanho da cuba e da bancada antes de escolher a torneira. Para isso, aposte sempre na proporcionalidade para manter a harmonia do projeto.

Veja também:

Se a cuba for grande, opte por modelos de torneiras ou misturadores mais imponentes, que acompanhem as grandes medidas da peça. Já se o modelo de cuba for mais discreto e menor, como o caso das embutidas, opte por metais de dimensões reduzidas e design mais simples.

Foto: Stephen Karlisch

O formato deve acompanhar a mesma lógica: se você optar por uma cuba retangular ou quadrada, prefira metais com linhas retas, já se a escolha for por uma redonda, aposte em torneiras e misturadores de linhas orgânicas.

No entanto, seja qual for o tamanho ou formato da sua torneira e cuba, o ideal é que a distância entre o bocal da torneira e a borda da cuba seja de cerca de 10 a 15 cm de altura, e a saída de água seja direcionada para o centro da válvula.

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br


Veja também:

+ Marília Gabriela fala sobre morar em Portugal
+ Filha do cantor Leonardo exibe bumbum gigante ao posar de biquíni em praia do Ceará
+ Veja as 10 scooters mais vendidas no Brasil
+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021
+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias
+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões
+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais
+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’
+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos
+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!
+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco
+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano



arrow