Quarto de casal: dicas de especialista para escolher cabeceira, mesa lateral e cama -

Quarto de casal: dicas de especialista para escolher cabeceira, mesa lateral e cama

Um dos ambientes mais reservados da casa, o quarto de casal é onde priorizamos a intimidade e o relaxamento, portanto tudo o que leva ao bem-estar e conforto não pode ficar de fora.

Por isso, reunimos dicas sobre itens imprescindíveis, como cabeceira, mesa lateral e cama, trio que não pode ter erro. Sobre a paleta cromática do ambiente, os tons neutros acabam sendo os preferidos, mas nada impende de abusar nos mais evidentes. “Muitas vezes as nuances escolhidas para o ambiente são branco, cinza, preto, bege, deixando as cores fortes para detalhes como objetos de decoração ou roupa de cama, que podem ser trocados sempre que necessário”, explica a arquiteta KarinaAlonso, sócia da SCA Jardim Europa.

Veja também:

Outro cuidado importante é a iluminação. Para isso, vale ter diversos pontos de luz no ambiente, conforme a necessidade dos moradores. “Em cada momento do dia o quarto precisa de uma iluminação diferente. Por isso, é importante mesclar a luz natural do dia, a iluminação central e uma opção de luz baixa para os momentos de descanso e sono”, acredita a profissional.

Proposta pelo Traço68 Arquitetura+Design e executada pela SCA Jardim Europa, esta cabeceira revela uma repetição de brises de madeira de 25 mm, no padrão canela, para criar um efeito curvo e ampliar a sensação de bem-estar. Na parte inferior, um apoio de mármore serve de fixação para as mesas laterais com tampos de laca malto brilho | Foto: Mariana Orsi

Cabeceira

Embora a cama seja o centro do quarto, a cabeceira é responsável pela grande sensação de acolhimento e tem tudo para se tornar protagonista da decoração. Há quem prefira apostar em tons semelhantes aos da parede, deixando a peça mais disfarçada, ou quem goste de evidenciá-la com tons, texturas e materiais atraentes. Com a função de oferecer conforto e dar acabamento para a parede, ela também tem o papel de prolongar visualmente o espaço e determinar o estilo do décor. Projetada sob medida, a cabeceira ainda permite embutir as mesas laterais, pode estar contígua ao armário, criando uma marcenaria leve e fluída, e servir como apoio perfeito para quadros, fotografias e objetos. É possível combinar diversos materiais, cores e desenhos para conseguir um efeito surpreendente.

Os modelos podem ser variados, entre o clássico, capitonê, planejado, do piso ao teto, entre tantos outros. Para a escolha do ideal, convém entender o estilo e a proposta do espaço. De acordo com Karina Alonso, uma peça realizada sob medida pode servir de apoio para gavetas e prateleiras flutuantes, até mesmo substituir a mesa de cabeira. “Prático, um painel customizado auxilia no maior aproveitamento de espaço”, explica a especialista. Já o modelo capitonê, um clássico, é sinônimo de sofisticação e elegância. “No entanto, os modelos estofados são mais volumosos e não são as melhores opções para áreas reduzidas. Mas se o casal deseja trazer um ar moderno em um ambiente clássico, a escolha pode ser bem interessante”, orienta Karina.

Com paleta neutra, o quarto criado pela designer de interiores Rose Diani tem mesas laterais soltas do piso, otimizando espaço graças a fixação oculta na cabeceira| Foto: Luis Gomes

Mesa de cabeceira

Essencial na decoração do quarto, já que funciona como apoio de luminária, celular, livro, entre outros itens, a mesa lateral também não pode ficar de fora. Além da estética, não deixando o ambiente vazio, ela é pensada para guardar itens e trazer muita praticidade aos moradores, principalmente durante a noite.

Como a indústria moveleira disponibiliza muitas opções de peças que atendem com exatidão no que diz respeito aos estilos, materiais, medidas e cores, os moradores podem escolher o que mais combina com o casal. Alguns cuidados são importantes para definir o tamanho da mesa de cabeceira, começando pela lista do que você pretende ter ao lado da cama. Medir as áreas disponíveis vai determinar se o projeto comporta um móvel apenas, em uma das laterais, ou uma dupla envolvendo a cama. Em quartos pequenos, a mesinha fixada na cabeceira libera espaço e economiza centímetros, assim como usar um pendente ou arandela fixados em teto ou parede (em vez do abajur).

Veja também:

Dica: para ser funcional, a mesa de cabeceira deve ter pelo menos 45 cm de largura e 35 cm de profundidade. Também vale pensar na circulação do quarto, portanto, convém deixar uma área mínima de passagem de 60 cm de largura.

Karina Alonso recomenda ainda que a altura da mesa de cabeceira deve estar alinhada com o colchão ou até 10 cm mais baixa, o que resulta em cerca de 55 cm. Nunca esse móvel pode ser mais alto que a cama porque haverá o risco da pessoa bater o braço. Ah, nunca se esquecer de deixar uma tomada ao lado da mesinha a fim de ligar luminárias, celulares e etc.

 

Nesta ideia da designer de interiores Daiane Antinolfi, há mesas de cabeceiras idênticas (SCA Jardim Europa) posicionadas na altura da cama, trazendo sofisticação ao quarto | Fotos: Henry Lopes

Camas

Em um dormitório de casal, dois aspectos são predominantes na seleção da cama, o prático, que considera ergonomia, altura final, comprimento x largura, materiais, durabilidade; e o estético, relacionado ao design e a proposta do ambiente. A escolha vai muito além de simplesmente escolher a densidade do colchão, que também é fundamental. Após definir o estilo do quarto e como será a cama, chega o momento de avaliar as dimensões, que sempre resultam da altura dos moradores e do espaço disponível no ambiente. Uma dica bacana para dormitórios compactos é evitar camas com a chamada quina viva, que podem causar acidentes em circulações mais restritas. Encostar a cama em uma das paredes também ajuda a otimizar espaço, assim como ter um baú sob o colchão, com lugar para guardar edredons, travesseiros e etc. Há quem prefira móveis mais baixos, semelhante aos usados pelos japoneses, ou mais altas. Tudo depende muito do gosto do casal e do que se quer trazer para o projeto de interiores.

A arquiteta Patricia Cardoso de Mello usou led para valorizar a cabeceira estofada e o painel que veste a parede deste quarto de casal com mesa lateral espelhada | Foto: Luis Gomes

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site  www.decorstyle.ig.com.br

Veja também:

+ Descubra as maiores tendências de cozinha que estão bombando em 2021

+ Cozinha afetiva: dicas e inspirações para uma decoração que exalta as memórias

+ A “Moto do Ano 2021” na Alemanha

+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok

+ Conheça o iate de luxo de Giorgio Armani: ele mesmo projetou e custa R$ 330 milhões

+ Cozinhas coloridas: veja dicas essenciais para apostar em projetos alegres, modernos e joviais

+ Previsões de Nostradamus para 2021: Asteróide e ‘fim de todo o mundo’

+ Bruna Lombardi posta foto nua aos 68 anos

+ Bruna Marquezine posa de biquíni no Copacabana Palace. Confira as fotos!

+ Os 3 signos mais sensitivos do zodíaco

+ Os ‘Sapatos de Satanás’ do rapper Lil Nas X conterão uma gota de sangue humano

+ O bico do seu p… é rosa? Juliana Caetano, responde a fã de maneira ousada







arrow