Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu -

Quarto feminino: 6 dicas que você precisa saber antes de planejar o seu

Um quarto bem planejado para uma mulher vai além de trazer uma paleta de tons pastel ou uma atmosfera romântica, como muitos acreditam.

Imagem: JP Image

O quarto precisa ser bem pensado para atender diferentes gostos, como um espaço para os cuidados pessoais de skincare e maquiagem, um armário bem dimensionado para armazenar as roupas e acessórios, e outras demandas que respondam ao seu universo de vida e estilo.

1 Cantinho do skincare e maquiagem

O layout do ambiente deve ser pensado como qualquer outro dormitório, priorizando a circulação ao redor da cama e valorizando a área de armazenamento para incluir um espaço exclusivo para quem gosta de realizar os cuidados com a pele e make up.

Quarto com cantinho de skincare e maquiagem

“Esse cantinho costuma ser um sonho de consumo, desde adolescentes até mulheres na idade adulta. Além da concepção de um móvel para a organização dos itens pessoais, o projeto deve incluir uma iluminação diferenciada, além de um bom espelho”, revela a arquiteta Ieda Korman.

Veja também:

disposição da luz, bem como a escolha da lâmpada certa, faz toda a diferença no resultado da maquiagem. Por isso, vale a pena utilizar lâmpadas na parte superior e ao redor do espelho.  “Além disso, a opção pela luz branca, que mais se assemelha à natural, é a ideal para esse propósito”, adiciona Ieda.

Quanto à organização, aposte em gavetas com nichos para separar os tipos de produtos, ou até mesmo acessórios de organização, como cestinhas, caixas organizadoras e pequenos gaveteiros que ajudam a deixar tudo em ordem.

2 Área de trabalho no quarto

Seja uma escrivaninha ou aproveitando a mesma bancada da penteadeira, alguns pontos requerem atenção para quem busca incluir o home office no dormitório. Por exemplo, a bancada precisa se adequar às medidas da moradora – considerando que a estatura média da mulher brasileira é de 1,60m, a mesa deve apresentar uma altura de 0,65m.

Quarto amplo com área de trabalho

Além disso, a cadeira também precisa ser confortável, com encosto que abraça todas as costas, ajuste de altura e, se possível, com ergonomia para os braços. “Quando a penteadeira faz as vezes de bancada de trabalho, a cadeira deve ser adequada prioritariamente ao tempo que será para atividades profissionais. Sempre digo que não se deve levar em conta apenas a beleza da peça, mas sim os atributos que contribuam para a saúde da mulher”, afirma a arquiteta Carina Korman.

3 Armário bem planejado

armário ou closet feminino registra particularidades na sua concepção. Além das roupas que se assemelham às masculinas (como calças e blusas), as mulheres possuem vestidos – desde os longos, até os mais curtos –, bolsas, sapatos de salto alto e cano longo e echarpes, entre outras peças tão particulares que não permitem planejar de forma padronizada.

Uma estante para livros também pode ser planejada junto do projeto de marcenaria do quarto

Por isso, o primeiro passo antes de iniciar o projeto de marcenaria é conhecer o seu perfil, fazer um levantamento das peças e os seus hábitos de consumo.

Veja também:

O mesmo vale para quantidade de bolsas e altura de sapatos. Funcionalidade dentro dos seus costumes é o segredo para um armário/closet que atenda suas expectativas. “De nada adianta colocar todas as blusas dobradas em gavetas se preferir que as peças estejam penduradas para melhor visualização”, defende Carina.

4 Algumas regrinhas para não errar no dimensionamento do closet:
  • A profundidade do armário para cabides deve ser de pelo menos 0,55m (sem contar as portas);
  • 75cm para o calceiro; 90 a 110cm para camisas, blusas e jaquetas; 120cm para saias e casacos; 140 a 160cm para casacos e vestidos longos;
  • Para gavetas, as arquitetas indicam que não ultrapassem 50cm de altura para que não fiquem muito pesadas. O mais usual é que tenham de altura: de 10 a 12 cm para bijuterias e acessórios; 10 a 15 cm para lingeries; 18 cm para camisetas e de 35 a 45 cm para blusas e roupas de lã. Lembrando que para acomodar roupas as gavetas precisam de, ao menos, 25 cm de largura.
5 Mesa de cabeceira

A mesa de cabeceira também deve ser adequada aos seus hábitos. Por exemplo, para quem aprecia a leitura antes de dormir é essencial a instalação de uma luminária, um abajur ou um pendente ao lado da cama.

A mesa de cabeceira deve atender às suas necessidades

Além disso, outra questão a ser avaliada diz respeito a ter – ou não –, gavetas no móvel. “Podemos substituir os gaveteiros por mesas laterais garantindo o apoio e proporcionando mais leveza ao projeto”conta Carina.

6 Decoração fora do comum

Para a decoração, deve-se estudar aquilo que é mais adequado à sua personalidade, pois o projeto deve propiciar que você se sinta inteiramente à vontade em seu refúgio particularÉ comum pensarmos em tons pastel e a paleta de rosa, assim como estampas de renda ou flores para o dormitório. No entanto, o mais importante é que as escolhas sejam um reflexo dos gostos da moradora e que, sobretudo, se respondam às necessidades de sua vida”finaliza Carina.

Veja também:

Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br

Veja também

+ Dicas fáceis de como limpar panela queimada
+ Edu Guedes faz desabafo sobre acidente de moto: ‘O susto foi grande’
+ Saiba mais sobre a vacina BCG, uma das mais importantes da infância
+ 4 passos fáceis para limpar o espelho com produto caseiro
+ Dançarina é condenada 3 anos de prisão por causa de vídeos no TikTok
+ Veja cinco coisas que provocam mau cheiro em cães e saiba como combatê-las
+ Fazer o bem alivia dores físicas e mentais, aponta estudo




arrow